CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

Portugal sobe dois lugares no ranking de competitividade do turismo mundial

4 de setembro de 2019

Portugal atinge pela primeira vez o 12.º lugar no ranking de competitividade a nível mundial, depois de, em 2017, já ter subido ao 14.º lugar. O prestigiado ranking consta do Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum, WEF), agora divulgado.

Segundo declarações da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o que é mais relevante é que, “pela primeira vez, Portugal “está no 1.º lugar no que se refere à qualidade das infraestruturas turísticas​​”

Portugal está na posição mais elevada de sempre, tendo subido oito posições desde 2013 (20.º lugar) e três lugares desde 2015 (15.º lugar). Este relatório do WEF faz uma análise aprofundada do turismo em mais de 130 economias mundiais.

Portugal subiu cinco lugares na componente de recursos naturais e culturais (de 20.º para 15.º lugar), transporte aéreo (de 31.º para o 21.º lugar), na prontidão na adopção das TIC (de 41.º para 38.º) ou ainda na priorização do turismo (de 14.º para 12.º), reflectindo a forte aposta que tem sido atribuída à captação de ligações internacionais e no alargamento do turismo a todo o território e ao longo de todo o ano.

Este índice avalia individualmente um conjunto de 14 componentes, e as respectivas notas dão depois origem ao resultado que faz de Portugal o 12.º país mais atractivo para investir no turismo a nível mundial.