CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Portugal interrompe voos de e para o Reino Unido

22 de janeiro de 2021

O Governo decidiu interromper totalmente os voos de e para o Reino Unido a partir das 0h de dia 23 de Janeiro. A partir daí, serão assegurados apenas voos de natureza humanitária, para o repatriamento de portugueses ou de britânicos.

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que todos os Estados da União Europeia "manifestaram grande preocupação relativa ao desenvolvimento da pandemia, designadamente ao seu crescimento impulsionado pela nova variante, conhecida como variante britânica, e em especial nos países que têm relação mais próximas com o Reino Unido, como é o nosso caso", no final de mais um Conselho Europeu informal para coordenar a resposta dos 27 Estados membros à Covid-19.

António Costa, referiu ainda que "foi decidido manter as fronteiras abertas, mas relativamente a países terceiros, manter as medidas que existem de controlo da pandemia".

O Primeiro-Ministro salientou também que "houve uma decisão muito importante, que foi o reconhecimento mútuo dos testes antigénio, que facilitarão muito a confiança de todos na liberdade de circulação dentro da União Europeia, e também termos uma metodologia por todos aceite para a realização destes testes".

"Houve uma avaliação do processo de vacinação, todos se tendo congratulado com o trabalho desenvolvido pela Comissão Europeia, e sublinhado a importância de as empresas produtoras cumprirem escrupulosamente os contratos que foram celebrados e o calendário previsto", para "que não voltem a acontecer, como esta semana, reduções no processo de distribuição porque afetam os planos nacionais de vacinação dos países".

António Costa anunciou que Portugal, que até ao fim do dia de ontem, já administrou 202 150 vacinas, estando preparado para continuar assegurar a vacinação ao ritmo previsto, designadamente com a aceleração da vacinação de todos os utentes e colaboradores dos lares, uma operação que tenciona ter concluída no final da próxima semana.