CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Porto: mais de metade do Alojamento Local pertence a empresas

11 de agosto de 2018

Mais de metade do Alojamento Local (AL) no Porto pertence a empresa, sociedade ou pessoa colectiva (51,3%), sendo que o titular da exploração no primeiro lugar do pódio tem "70 registos", concluiu um estudo sobre o mapeamento do AL realizado este verão pelo movimento O Porto não se Vende.

O estudo revela que entre os 6 198 registos de AL que existiam na cidade do Porto até 18 de Julho mais de metade (51,3%) estão em nome de empresas ou sociedades e sociedades unipessoais.

Entre os registos, o estudo revela ainda que há 84 titulares de AL com “mais de oito registos” e que o titular colectivo com mais AL na cidade do Porto tem “70 registos” efectivos na página do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL).

O segundo titular colectivo com mais AL apresenta-se na RNAL com 61 registos em terceiro lugar do pódio está o titular com "48 registos", acrescenta o mesmo estudo.

“Estes titulares, em conjunto, são responsáveis por 1.352 registos (21,2% do total na cidade). Neste grupo sobressai ainda um subgrupo de 27 titulares com mais de “16 registos”, e que detém “751 registos”, ou seja 12,4%, lê-se no mesmo documento.

José Pedro Lobo, titular do Alojamento Local no Porto designado por Guimarães Sousa Lobo, Investimentos Imobiliário, empresa dedicada à Reabilitação Urbana, que depois vende, faz arrendamento convencional e também turismo de alojamento local, referiu à Lusa que uma parte dos operadores turísticos de AL no Porto são empresas que prestam serviço aos verdadeiros proprietários e que ganham entre “20 a 30%” por cada noite vendida.

“Há empresas que gerem o alojamento local e que ficam com 20 a 30%. As transferências são enviadas para o senhorio e depois há uma percentagem entregue à operadora que faz o acolhimento dos hóspedes à chegada, trata da lavandaria ou faz de cicerone na cidade”, descreve.

Há também a modalidade de o proprietário fazer um “contrato de arrendamento” e ser a operadora turística a gerir o apartamento pagando uma renda fixa ao proprietário, mas ficando com todo o lucro e ou prejuízo da casa que fica em AL.

Nos AL do Porto estão incluídos apartamentos, moradias, estabelecimentos de hospedagem e estabelecimentos tipo ‘hostel’.

A maioria do AL no Porto são apartamentos (86,7%), ou seja há 5.376 apartamentos da cidade do Porto destinados para turistas.

Lusa/DI