CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Porto: Taxa turística rendeu 10,4 M€ em 2018

7 de abril de 2019

A Câmara do Porto angariou 10,4 milhões de euros em 2018 com a taxa turística que começou a ser cobrada em Março e se aplicou a “mais de 5,2 milhões de dormidas”, revelou hoje o vereador da Economia.

“Foi um ano francamente positivo, quer em termos de receitas, quer em termos de dormidas e hóspedes. O Porto e a região tiveram um crescimento de 4,3% de hóspedes e as receitas cresceram perto de 12%. No Porto tivemos, em 2018, mais de 5,2% de dormidas, o que é verdadeiramente extraordinário”, destacou o vereador Ricardo Valente.

A taxa turística municipal do Porto entrou em vigor a 1 de Março de 2018, com um valor de dois euros por dormida, aplicado a hóspedes com mais de 13 anos, num máximo de sete noites seguidas.

Quanto ao alojamento local, Ricardo Valente disse que a autarquia recebeu em 2018 um total de “três mil novos” pedidos.

Com isto, o Porto tem, actualmente, um “total de 7.300” estabelecimentos de alojamento local, o que mostra um “desacelerar do crescimento” desta vertente de acolhimento turístico.

“O destino Porto e Norte tem mostrado capacidade de compensar as quebras no turismo do Norte da Europa, nomeadamente com novas rotas que têm trazido muitos turistas do Canadá ou do mercado asiático”, disse.

Lusa/DI