CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 Minho: Cabeceira de Basto tem um novo roteiro de natureza

22 de março de 2022

A Levada da Víbora, um caminho ancestral circular com quase 11 km, é mais recente experiência turística em contexto de Natureza. O caminho percorre os canais do regadio tradicional, os Moinhos de água mandados construídos por D. Dinis, passa por zonas de lazer embrenhadas num bosque verde e por um miradouro natural de ‘cortar a respiração’. 

A Levada da Víbora é uma das grandes apostas do município de Cabeceiras de Basto.

“Ao fim de dois anos a vivermos com esta Pandemia assistimos à crescente procura de experiências em contexto de Natureza que, de alguma forma, incorporem uma componente diferenciadora e identitária. Quisemos com o lançamento desta Experiência da Levada da Víbora relevar o melhor do Município no que ao património natural, cultural, gastronómico e patrimonial diz respeito”, sublinha Francisco Alves, presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (PS).

 

Experiências únicas...

O roteiro da Levada da Víbora junta-se uma série de outras propostas de visita obrigatória em Cabeceiras de Basto, com propostas de roteiro para um ou dois dias. O Mosteiro de São Miguel de Refojos, o Núcleo Museológico de Arte Sacra, a Casa de Lã de Bucos, a visita ao maior espigueiro do Minho e a degustação de produtos típicos e provas de vinhos da Região… são mil e uma experiências únicas prontas a ser reveladas.

A Experiência da Levada da Víbora está enquadrada no âmbito da Minho Tourism Design Experience, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Ave, em parceria com o Município de Cabeceiras de Basto. A acção é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.