CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Imobiliário é o sector mais activo no mercado de transacções

3 de agosto de 2018

Em Julho, o sector imobiliário permanece como o mais activo do mercado de transacções em Portugal, contabilizando sete operações somando agora 43 desde o início do ano. 

Segundo o relatório mensal da Transactional Track Record (TTR), desde o início do ano, foram registados no país 173 negócios, o que representa uma redução de 16,8% face ao mesmo período de 2017. No mercado de fusões e aquisições em Portugal registou 15 transacções, caindo 45% em Julho, face ao mesmo mês do ano passado, para 952 milhões de euros,.

Do total de transacções, 71 divulgaram um valor superior a 14,9 mil milhões de euros, reflectindo um crescimento de 77,7% face ao período homólogo do ano anterior e que foi fortemente influenciado pela oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela China Three Gorges sobre a EDP – Energias de Portugal em maio, avaliada em 9,1 mil milhões de euros.

Como referido o sector imobiliário permanece como o mais activo do mercado português, no entanto sofreu uma queda de 4% sobre os números de igual período de 2017.

O relatório destaca também o crescimento dos sectores de tecnologia (29%), financeiro e seguros (25%) e turismo, hotelaria, restaurantes (20%).

A transação destacada pelo TTR no mês de Julho foi a aquisição, pela espanhola Merlin Properties, do centro comercial Almada Fórum à norte-americana Blackstone por 406,7 milhões de euros.

LUSA/DI