CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Hotelaria continua em alta com a abertura de 11 novos hotéis no 1º trimestre

28 de maio de 2019

Nos três primeiros meses do ano, aumentou o número de hóspedes 4%, as dormidas também cresceram 0,7%, os proveitos globais apresentam um aumento de 4,9% e  abriram 11 novos hotéis.

O departamento de research da WORX Real Estate Consultants, revela que resultados alcançados no 1º trimestre de 2019 no sector hoteleiro seguem a trajectória de crescimento em ritmo positivo.

O relatório da consultora indica que os estabelecimentos hoteleiros portugueses registaram cerca de 4,5 milhões de hóspedes no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 4% face ao período homólogo do ano anterior, como adianta o Travel Bi. O clima ameno, os preços relativamente baixos quando comparados com os de outros destinos turísticos e o reconhecimento internacional do nosso país são factores determinantes para a projecção de Portugal como destino turístico de eleição.

No que diz respeito às dormidas, estas tiveram um crescimento de 0,7% de Janeiro a Março de 2018 para o mesmo período em 2019. Os hóspedes residentes em Portugal contribuíram com cerca de 3,3 milhões de dormidas, mais 2,3%, e os residentes no estrangeiro com cerca de 7,5 milhões de dormidas, uma descida de 0,1%. Apesar de permanecerem menos noites no nosso país, os turistas gastaram mais durante o tempo de permanência nos estabelecimentos hoteleiros, já que os preços por aposentento seguem, também, uma trajectória ascendente.

Já os proveitos globais apresentam uma performance positiva, com um aumento de 4,9% comparativamente ao mesmo período do ano passado, correspondendo a 581 milhões de euros. Em relação aos proveitos de aposento também cresceram para os cerca de 410 milhões de euros, mais 3,5% que o valor registado no período homólogo de 2018. O RevPAR (rendimento por quarto disponível) aumentou 0,3% para os 28,8 euros de 2018 para 2019.

No sector da hotelaria, dois dos grandes negócios realizados no 1º trimestre de 2019 foram a venda de um hotel pelo Grupo Ferreira Holding a um privado internacional, no Porto e a aquisição do hotel de três estrelas Exe-Marquês de Pombal através de um Fundo Hoteleiro gerido pela Swiss Life.

No período em análise, a Worx refere ainda que se registaram, no Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos, 11 aberturas de hotéis, dos quais se destacam dois de 5 estrelas, cinco de 4 estrelas, três de 3 estrelas e um de 2 estrelas. Segundo a consultora, estão projectadas as aberturas de 150 unidades hoteleiras nos próximos quatro anos, indício das vitalidade do sector.