CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Capital Europeia do Turismo Inteligente: viajar na era digital

14 de junho de 2018

Mais de 600 cidades europeias podem candidatar-se até 30 de Junho de 2018 para concorrer ao título de primeira Capital Europeia do Turismo Inteligente.

Trata-se de uma iniciativa do Parlamento Europeu, lançada em Abril pela Comissão Europeia. Uma competição para eleger a Capital Europeia do Turismo Inteligente de forma a reconhecer as realizações notáveis das cidades da UE como destinos turísticos em quatro categorias: acessibilidade, sustentabilidade, património cultural e criatividade, bem como a digitalização.

Com esta iniciativa, a Comissão pretende promover a partilha de boas práticas e incentivar o desenvolvimento de um turismo inovador, inclusivo, culturalmente diversificado e sustentável nas cidades europeias.

Por que o turismo precisa ser inteligente - e digital

Segundo a Comissão Europeia, o turismo é um contribuinte vital para o crescimento económico e o emprego da UE: cinco Estados-Membros da UE estão entre os dez principais destinos turísticos do mundo em todo o mundo. Como a UE recebe cada vez mais visitantes todos os anos, o desenvolvimento e a difusão de práticas inteligentes de turismo são essenciais. O turismo é uma actividade que requer soluções para promover e proteger o património cultural, conciliando o crescimento económico com o desenvolvimento sustentável, acessível e digital.

"A rápida evolução da digitalização e o constante aumento do uso da Internet na última década em todos os aspectos da vida mudaram drasticamente o modo como as pessoas viajam e vivenciam o turismo. Quase 40% da população da UE depende da Internet para fazer planos de viagem, reservar acomodações ou descobrir outras actividades relacionadas a viagens. A inovação e as novas tecnologias da informação tornaram-se factores determinantes para estimular a competitividade do sector do turismo europeu", revela a comissão em comunicado.

Os finalistas selecionados serão anunciados em meados de Agosto em nosso site: www.SmartTourismCapital.eu