CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Borba vai ter hotel de cinco estrelas num investimento de 10 milhões de euros

14 de maio de 2019

O antigo Convento das Servas, em Borba, no distrito de Évora, vai ser transformado num hotel de cinco estrelas, num investimento de 10 milhões de euros, revelou hoje fonte da empresa promotora.

O consultor imobiliário da empresa "Aureum Group", com sede no Porto, Paulo Borges adiantou à agência Lusa que o imóvel do antigo convento já foi adquirido para ser convertido numa unidade hoteleira.

"Temos todo o interesse em investir em Borba, neste projecto que envolve uma componente ligada ao vinho que se produz no concelho", salientou.

Paulo Borges indicou que o objectivo é o de manter a traça original do edifício do antigo Convento das Servas, do século XVII, e fazer a sua reabilitação por se encontrar "em mau estado de conservação". O Convento das Servas de Cristo, pertenceu à Ordem de Santa Clara, foi construído durante o séc. XVII, tendo as obras decorrido entre 1604 e 1644. É um dos exemplos de arquitectura regional, com estrutura simples e volumes bastante suaves e discretos, conhecida em Portugal por "estilo chão" - .

A nova unidade hoteleira deve criar entre 50 a 60 postos de trabalho, adiantou.

Segundo o consultor, está previsto que investidores estrangeiros invistam, em conjunto com a empresa, no novo empreendimento hoteleiro.

A empresa do Porto está a investir na hotelaria em Portugal, através da recuperação de imóveis históricos, tendo também adquirido o edifício do antigo Convento de São Paulo, na vizinha localidade de Vila Viçosa, onde funcionou a fábrica Sofal, para construir um hotel de luxo, num investimento de 20 milhões de euros, como o Diário Imobiliário noticiou.

Os bons exemplos de reabilitação de imóveis históricos que se encontravam abandonados, como o Convento das Servas, em Borba, ou o Convento de São Paulo, em Vila Viçosa, explicam-se em grande medida pela maior atenção dada ao interior em termos de turismo e, indubitavelmente, ao reconhecido sucesso do Programa REVIVE, lançado pelo Governo em 2015.

Lusa/DI