CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

 

BPI apoia com 1,8 milhões a expansão da Quinta da Pacheca

21 de junho de 2018

O projecto de expansão do The Wine House Hotel Quinta da Pacheca no Douro, tem um investimento de 4,9 milhões de euros, o BPI apoia com cerca de 1,8 milhões de euros.

A intervenção visa alargar e melhorar a oferta daquela unidade hoteleira, onde se inclui o aumento da capacidade de alojamento em 34 quartos. Segundo um comunicado do BPI, o projecto conta com um apoio de 3,29 milhões de euros, aprovado ao abrigo do Portugal 2020, estando em curso a antecipação de 1,65 milhões de euros com recurso à Linha BPI P2020 na modalidade “Antecipação de Incentivos”.

A instituição bancária avança ainda que o Turismo de Portugal aprovou igualmente um financiamento de 275 mil euros inserido na linha de apoio à qualificação da oferta, sendo 40% financiado através do BPI, com o objectivo de apoiar o investimento na ampliação do espaço de eventos da quinta, na introdução de sistema de climatização mais eficiente e na construção de novo deck sobre a vinha.

Na acção de expansão da Quinta da Pacheca prevê-se igualmente a criação de um spa temático winetherapy (salas tratamento, ginásio, piscinas interior e exterior), bem como o aumento da capacidade da wine shop e salas polivalentes. Este mês irão abrir 10 quartos construídos dentro de barricas de grande dimensão, com acesso a terraço privado com vista sobre as vinhas.

Segundo o Turismo de Portugal (TP), o BPI lidera a linha de apoio à qualificação da oferta do TP, tendo alcançado uma quota de 33% do montante total de crédito enquadrado no final do 1º trimestre de 2018. No âmbito desta linha o BPI em conjunto com o TP já financiaram mais de 18 milhões de euros respeitantes a 32 projectos.

"A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta é um instrumento financeiro do Turismo de Portugal, em parceria com o Sistema Bancário e a Portugal Capital Ventures, que dispõe de uma dotação de 75 milhões de euros para apoiar, até 31 de Dezembro de 2018, o financiamento a médio e longo prazo de projectos de investimento de empresas do sector do turismo que se traduzam, sobretudo, na requalificação empreendimentos turísticos, criação de empreendimentos turísticos inovadores, projectos na área da animação turística e da restauração, bem como projectos de empreendedorismo turístico", revela o BPI.

A instituição adianta ainda que o BPI apresenta um conjunto de soluções completas e diversificadas que se adequam às múltiplas necessidades das empresas do sector do turismo, nomeadamente para apoio à tesouraria e ao investimento. Exemplo disso é a Linha BPI P2020 que constitui uma oferta inovadora do BPI e que permite: assegurar o financiamento dos projectos já submetidos ao Portugal 2020, independentemente da sua aprovação por parte das Autoridades de Gestão; ajustar as necessidades de financiamento às diferentes fases de um projecto; evitar a celebração de um novo contrato com o BPI caso se venha a verificar a aprovação do incentivo com o financiamento a decorrer; manter o empréstimo pelo prazo inicialmente contratado (máximo de oito anos) caso o projecto não venha a ser aprovado.