CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

Aneto & Table no antigo armazém da Refer abre a porta para o Alto Douro Vinhateiro

13 de abril de 2021

Localizado no antigo armazém da Refer, na cidade de Peso da Régua, o restaurante Aneto assume o vinho como elemento conector para a intervenção proposta pelo atelier Just an Architect.

A abordagem proposta teve como vontade a compatibilização entre dois aspectos fundamentais, a imagem da pré-existência, sendo uma peça de um conjunto com características muito fortes, e a imagem da marca Aneto.

"O conceito passou por transportar um pouco o ambiente de 'Quinta' para o espaço de intervenção de
modo a assumir-se como prolongamento lógico do percurso do produto", revela João Abreu, arquitecto fundador do Just an Architect.

A proposta distribui o programa por dois pisos. A definição do acesso exterior ao espaço fazia já parte da pré-existência, pelo que a intervenção começou por tentar direcionar esse acesso de forma à melhor utilização e distribuição do programa no espaço através de uma antecâmara. O piso de rés-do-chão compreende a zona social bem como a zona de trabalho, ficando o piso superior, em mezanino, para uso de clientes. O piso inferior está dividido em zonas de carácter distinto, seja de exposição dos diferentes vinhos, de prova ou ainda um espaço de permanência mais longa, tem também as instalações sanitárias bem como zona de funcionários compreendia por cozinha e copa de apoio.

"A vontade de trazer o exterior e o ambiente de 'Quinta' para o interior foi procurado não só através da utilização de mobiliário com ligação conceptual a esse ambiente, mas também através da decoração dos espaços com materiais e peças marcadamente rústicas seja na iluminação ou em elementos puramente decorativos", refere o arquitecto João Abreu.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Aneto & Table Restaurante
Atelier de Arquitectura: Just an Architect
Arquitecto responsável: João Abreu
Website: https://justanarchitect.com/
Localização: Peso da Régua
Ano de conclusão da obra: 2018
Área total construída (m2): 135,00 m2
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net