CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

AL: Diárias sobem 17,5% no Porto e 11,6% em Lisboa

25 de setembro de 2018

No 3º trimestre de 2018, as diárias médias anuais no Alojamento Local subiram em termos homólogos 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa.

Trata-se do segundo trimestre consecutivo em que se verifica um aumento nos valores praticados nas duas cidades, de acordo com o Índice de Diárias Médias Anuais no Alojamento Local (IAL) da Confidencial Imobiliário.

Entre o final de 2016 e início de 2018, as diárias médias anuais variaram entre subidas e descidas, de tal forma que, no acumulado, do período os valores apresentaram uma descida de 6,4% no Porto e 4,9% em Lisboa.  Já em Barcelona, o mercado apresentou desde final de 2018 uma tendência consistente de subida, somente invertida no começo deste ano. No acumulado desse período as diárias médias anuais na cidade espanhola subiram 9,2%. Já no trimestre mais recente, as subidas de Lisboa e Porto superam Barcelona, que observou um aumento homólogo de 4,9%.

Esta oscilação de preços no alojamento local acontece mesmo num cenário em que existe uma elevada pressão da procura, pois a oferta ainda é muito atomizada, assente num elevado número de operadores de pequena escala, o que faz com quem sejam sobretudo price-takers e não price-makers”, revela Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, “estas subidas mais recentes comprovam ainda que Lisboa e Porto estão a consolidar-se ainda mais no circuito turístico internacional e afirmar-se como mercados maduros”, salienta o responsável.