CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Vila Verde leiloa lotes a preços simbólicos para fixar jovens

15 de maio de 2017

A Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga,  vai leiloar, “a preços simbólicos”, oito lotes para construção de habitação em Portela das Cabras, com o objectivo de fixar ou atrair jovens e assim combater a “estagnação demográfica” do concelho, informou o município.

Em nota publicada na sua página na Internet, o município adianta que os lotes têm entre 457 e 922 metros quadrados, sendo o valor mínimo de licitação de um euro por cada metro quadrado.

Os destinatários são cidadãos com menos de 35 anos ou casais cuja média etária não ultrapasse aquele número.

As propostas devem ser apresentadas até 12 de Junho.

Segundo o município, esta hasta pública visa contribuir para a criação de condições para a fixação e/ou atracção de jovens, “promovendo assim uma política activa de combate à estagnação demográfica nas regiões mais periféricas”.

“Uma vez que a habitação é uma das formas privilegiadas de fixação ou captação de residentes, o património municipal é, assim, colocado ao serviço deste propósito de alavancagem demográfica e económica, proporcionando aos interessados uma componente que constitui parte significativa do esforço financeiro necessário à aquisição de habitação própria, através da venda de lotes em condições inegavelmente muito vantajosas”, acrescenta a nota.

O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, refere que o município está “fortemente empenhado em desenvolver políticas activas de fixação e de atracção de jovens interessados em construir um projecto de vida no território concelhio.”

Vilela sublinha que os lotes agora postos a leilão representam “uma excelente oportunidade” para os jovens construírem casa própria a preços “que poderão até revelar-se meramente simbólicos”.

Acrescenta que os lotes estão numa zona do concelho “que está, hoje, apetrechada de um conjunto de equipamentos e de infraestruturas, nomeadamente em áreas como a saúde, a educação, o desporto e o lazer, que oferecem excelentes condições de vida a todos os habitantes.”