CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Seis meses é o tempo que se leva a encontrar casa em Portugal

16 de maio de 2018

Encontrar uma casa que se possa pagar seja para compra ou arrendamento é a principal dificuldade para as famílias portuguesas e o tempo médio é de seis meses.

De acordo com um estudo do Imovirtual, o maior portal imobiliário em Portugal, junto de 2.000 indivíduos residentes em Portugal que compraram ou arrendaram casa nos últimos dois anos ou com intenção de o fazer no próximo ano, a família é a principal motivação na compra de habitação. 

Segundo os resultados, durante o processo há um grande empenho na procura de casa, em que 71% dos arrendatários e 64% dos compradores procuram por casa pelo menos 5 vezes por semana, sendo que os portais agregadores de anúncios de casas são a fonte de pesquisa mais utilizada tanto para compradores (64%) como para arrendatários (47%), seguidos das agências imobiliárias (compradores 56%, arrendatários 44%) e motores de busca (compradores 54%, arrendatários 64%), sendo esta última a opção mais utilizada para quem pretende alugar casa.

Já para quem quer comprar casa, a principal motivação para o fazer é a ‘família’ (30%), sendo ‘investimento’ a segunda razão (19%), seguido de ‘mudar de casa’ (14%), ‘mudar para uma casa maior’ (15%) e ‘deixar de pagar renda’ (9%).

O Imovirtual avança ainda que nas dificuldades encontradas, além do preço, encontrar uma casa que corresponda às necessidades surge como a segunda maior, para25% de futuros arrendatários e 22% de futuros compradores.  Quanto às restantes, ‘Comparar oportunidades’ (8% futuros arrendatários, 8% futuros compradores), ‘fazer uma oferta’ (8% futuros arrendatários, 8% futuros compradores) e ‘agendar uma visita’ (5% futuros arrendatários, 4% futuros compradores), são os principais fatores onde quem procura casa sente uma maior necessidade de ajuda.

"75% de quem está à procura de uma casa para arrendar procura um apartamento, enquanto apenas 17% procura uma moradia. Quando a intenção é para comprar, 52% procura uma moradia, enquanto 40% dos futuros compradores procuram por um apartamento. Já o principal critério é sem dúvida a ‘localização’ (relevante para cerca de 75% de quem procura casa), seguida pela ‘faixa de preço’ (50%) e número de quartos (40%)", refere o estudo.

O Imovirtual indica ainda que Compradores (adquiriram uma casa nos últimos dois anos) compraram num prédio antigo em boas condições (38%) ou num prédio novo (28%), enquanto futuros compradores (pretende comprar uma propriedade no próximo ano) estão à procura em novos edifícios (40%) seguidos por edifícios mais antigos em boas condições (25%).