CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Prestação da casa desce em Dezembro para contratos com Euribor a 3 e 6 meses

1 de dezembro de 2020

A prestação da casa paga pelos clientes aos bancos vai descer em Dezembro nos contratos de crédito indexados a Euribor a três e seis meses, face às últimas revisões, segundo simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

No caso de um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, este paga a partir de dezembro 448,19 euros, o que significa menos 3,1 euros face à última revisão conhecida, em outubro.

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar 447,40 euros, menos 1,98 euros do que em outubro.

Desde abril que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação, com suspensão dos pagamentos das prestações (juros e capital).

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

Em novembro, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,509% e a média da taxa a três meses de -0,521%.

As taxas Euribor estão em terreno negativo desde 2015 e a expectativa é que se mantenham negativas ou perto de 0% nos próximos anos devido sobretudo à política de estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE), o que tem impacto positivo nos créditos bancários, que estão mais baratos.

Lusa/DI