CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preços das casas subiram no final de 2013

13 de fevereiro de 2015

O ano de 2013 fechou com uma ligeira valorização mensal no preço das casas em Portugal (Continental). De acordo com os dados de Dezembro do ÍndiceConfidencial Imobiliário (ICi), os preços da habitação subiram 0,4% em Dezembro face ao mês anterior, e a taxa de variação homóloga nesse mês foi também a melhor registada ao longo de todo o ano.

Apesar de os preços das casas continuarem a apresentar uma desvalorização de 1,3% face a Dezembro de 2012, esta queda é bastante mais suavizada do que a que se apresentava no início do ano, em relação à qual apresentou uma melhoria de 2 pontos percentuais.

As casas novas foram as que apresentaram a maior valorização mensal de preços (0,6%), exibindo além disso um aumento homólogo de 0,4% em Dezembro. Já os preços das casas usadas mantiveram-se em terreno negativo face ao mesmo período de 2012 (-2,5%), embora em termos mensais (Dezembro de 2013 face a Novembro) apresentem uma valorização de 0,2%.

Região do porto e Algarve mantiveram queda de preços

Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), Dezembro foi mês de queda para os preços das casas, com uma desvalorização mensal de 0,2%, enquanto no Algarve, os valores da habitação recuaram 0,3% face a Novembro. Já em termos homólogos, a AM Porto apresentou uma performance bem mais negativa do que o Algarve, com desvalorização os de 3,6% e 1,8%, respectivamente, em Dezembro de 2013 e quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.