CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preços das casas aumentaram 2,5% em Maio face ao mês anterior

18 de junho de 2021

O preço médio de venda das casas em Portugal Continental atingiu os 1.761 euros/m2 em Maio e um tempo médio de venda das habitações de seis meses. Trata-se da variação em cadeia mais robusta dos último dois anos e meio e marca uma aceleração face ao que tem sido o registo desde início da pandemia, período em que as variações mensais não foram além de 1,0%.

De acordo os resultados de Maio do Índice de Preços Residenciais da  Confidencial Imobiliário, o preço de venda das casas em Portugal (Continental) registou um aumento de 2,5% em Maio face ao mês anterior.

Para Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, “esta subida mensal é, de facto, bastante expressiva, mas é preciso percebermos se será uma situação isolada. Nos últimos três meses houve um aumento de cerca de 25% nas transações, o que acaba por refletir-se num comportamento positivo dos preços. Teremos agora que aguardar para ver se este comportamento quer dos preços quer das vendas procede, ou se, porventura, poderá ter sido uma reação mais imediata ao desconfinamento”. 

Este é o segundo mês consecutivo com intensificação na taxa de variação mensal dos preços, reflectindo-se numa recuperação da valorização homóloga, que atinge em Maio os 4,6%. A valorização homóloga tem vindo a perder força desde Março de 2020, quando se fixou em 15,6% e atingiu em Fevereiro de 2021 um mínimo de 2,6%.