CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preço das casas sobe 14,8% no 2º trimestre deste ano

4 de setembro de 2019

O preço de venda das casas em Portugal (Continental) voltou a subir no 2º trimestre de 2019, apresentando um aumento de 14,8% em termos homólogos e de 3,9% em termos trimestrais.

Segundo a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais, apurado a partir dos preços efectivos de transacção, este indicador acompanha e evolução da valorização da habitação no país. A subida homóloga agora apresentada está em linha com o ritmo de valorização do mercado observado ao longo dos últimos dois anos (desde Julho de 2017), quase sempre em torno dos 15%.

De destacar que esse período marca a recuperação definitiva do mercado residencial, assinalando um percurso de forte crescimento dos preços, em que a subida superaria, pela primeira vez em dez anos, os 10%. A variação homóloga mais elevada neste ciclo registou-se no final de 2018 (Outubro e Novembro), com subidas superiores a 17%.Em termos trimestrais, a tendência é também de estabilização no ritmo da subida, com as variações a manterem-se entre os 3% e os 4% desde meados de 2017, igualmente o ciclo de maior valorização em cadeia desde 2007. 

“Não obstante o mercado manter uma forte valorização, os níveis de preço entretanto atingidos parecem estar a refrear as expectativas dos operadores, que se mostram cada vez mais cautelosos quanto à evolução dos preços. O próprio mercado está a reagir a esta tendência de valorização, com o lançamento robusto de nova oferta. São cerca de 93 mil novos fogos em pipeline desde 2017, um volume que é encarado pelos agentes imobiliários como uma importante resposta para estabilizar a subida de preços, tendo o potencial para resolver a pressão da procura e a falta de oferta no mercado”, nota Ricardo Guimarães, Director da Confidencial Imobiliário.