CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Porto: empreendimento nos terrenos do Aleixo só deverá avançar em 2021

7 de junho de 2019

O projecto imobiliário que prevê a construção, nos terrenos do Bairro do Aleixo, de sete blocos de habitação com quatro a cinco pisos não deverá avançar antes de 2021, avançou hoje a entidade gestora do Fundo Imobiliário do Aleixo.

Recorde-se que penas existem três das cinco torres que constituíam o Bairro do Aleixo, no Porto, tendo sido noticiado hoje o arranque do processo da sua demolição "por desmontagem". Em 2011, foi efectuada a demolição da Torre 5 e o mesmo aconteceu à Torre 4, em 2013, ambos pelo processo de implosão

Uma vez concluídas as demolidas e instaladas todas as famílias que moravam no Aleixo, o Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, Invesurb, vai construir sete edifícios de habitação que terão até 100 apartamentos, destinados a famílias das classes média e alta.

O projecto do Arquitecto José António Barbosa, do atelier Barbosa & Guimarães Arquitectos, foi escolhido num concurso de ideias, lançado em 2012 pelo Invesurb.

A reurbanização dos terrenos do Bairro do Aleixo tinha como condição prévia a conclusão da construção de todas as habitações sociais a entregar à autarquia, nomeadamente os projectos da Rua das Musas e da Rua Mouzinho da Silveira, já concluídos, as habitações da Travessa de Salgueiros (29 fogos) e da Rua das Eirinhas (36 fogos) e ainda as habitações do Bairro do Leal para onde estão estimados 66 fogos.

Em declarações à Lusa, Manuel Monteiro de Andrade, administrador-delegado da Fundbox, a entidade gestora do Inversurb, o Fundo Especial de Investimento Imobiliário criado em 2010 para gerir o projecto do Bairro do Aleixo, disse acreditar que as empreitadas na Travessa de Salgueiros - que já está em obra - e da Rua das Eirinhas - cujo concurso vai ser agora lançado, - possam estar concluídas até ao final de 2020, contudo, o mesmo não se passa com o Bairro do Leal.

 

“Temos aqui uns anos de trabalho" até instalar todos os antigos moradores do Aleixo

O Bairro do Leal "É o maior deles todos e é uma obra que precisará sempre de um ano, um ano e meio para ser feita, portanto, eu diria que tínhamos que agora já ter o projecto dela. Não temos, nem sabemos bem qual vai ser a orientação final", explicou, sublinhando que só depois de conhecerem com detalhe o projecto será possível avaliar com rigor o tempo que levará a estar pronto. "Ainda temos aqui uns anos de trabalho", concluiu.

O administrador salienta que o contrato com o município do Porto vai ser "escrupulosamente cumprido", pelo que, "a obra nos antigos terrenos do Bairro do Aleixo, só avançam, a partir do momento, que for entregue a última habitação social que conste do contrato".

"Não quer dizer que antecipadamente não se façam estudos, isso é normal", disse.

Lusa/DI