CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Porto: Histórica livraria Leitura vai dar lugar a projecto residencial

15 de setembro de 2020

O edifício que viu nascer a icónica livraria Leitura, situado na esquina das ruas de Ceuta e de José Falcão, no centro do Porto, vai dar lugar a um projeto residencial de luxo, o Post Scriptum 70.

O empreendimento vai ser composto por 25 apartamentos de tipologias T0, T0+1, T1 e T2, com áreas entre os 29 e os 101 m2, incluindo algumas unidades com áreas exteriores e os preços dos apartamentos partem de 145.000 euros, sendo comercializados em regime de co-exclusividade pela JLL e a Predibisa.

O projecto de reabilitação pretende preservar a memória histórica deste edifício que foi ponto incontornável da cena literária da cidade e do país desde meados do século XX, como a sua herança arquitetónica. Situado nos números 70 a 78 da rua de Ceuta e no número 70 da rua de José Falcão, este edifício constitui, de ponto de vista arquitectónico, uma importante manifestação do movimento moderno na cidade do Porto, de que a própria rua de Ceuta é um exemplo marcante na cidade.

Para Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, “o Post Scriptum é um projecto de reabilitação urbana de excelência, com várias tipologias, ideal para habitar ou investir. Situa-se numa zona do coração do Porto que tem hoje uma nova vida, mas que continua a manter o carisma e a história da cidade, que está bem marcada na arquitectura e na oferta cultural. Esta dualidade está bem presente preservando e valorizando um edifício histórico, ao mesmo tempo que lhe confere o que de mais moderno existe na habitação actual”.

Na opinião de António Magalhães, Senior Director da Predibisa, “este é mais um projecto de reabilitação urbana na Baixa do Porto com uma forte personalidade, tal como todos os projectos originais do Arquitecto Mário Bonito. Implantado numa zona carismática da cidade, entre as ruas de Ceuta e de José Falcão, está envolto por uma oferta ampla de comércio e serviços. O Post Scriptum 70 incorpora todo o simbolismo de uma zona histórica, que mistura memória com contemporaneidade”. Por outro lado, realça o responsável: “esta comercialização é um investimento seguro, que poderá significar uma elevada procura, não só em função da localização prime, como pela excelência do projecto em si”.