CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palacete Falcarreira na rua do Salitre recebe habitação de luxo

7 de abril de 2019

O Palacete Falcarreira, da segunda metade do século XIX, localizado na rua do Salitre, em Lisboa, recebe oito apartamentos de luxo. Um projecto do atelier Rebelo de Andrade.

O Salitre 136 é o novo projecto da capital portuguesa numa das artérias mais desejadas dos promotores imobiliários. Situado numa zona prime de Lisboa, este Palacete é um exemplo, edifício da segunda metade do século XIX, com frontão triangular, ao gosto neoclássico e varandas de ferro forjado. Apresenta duas frentes, uma para a Rua do Salitre e outra para a Rua Vale do Pereiro, animadas pela abertura de vãos a ritmo regular, sendo o alçado principal compartimentado em três panos, dos quais se destaca o central, encimado por frontão triangular.

O atelier fundado pelo arquitecto Luís Rebelo de Andrade, responsável pelo projecto arquitectónico de requalificação, destaca no seu interior, a entrada em pedra e estuque trabalhado. A caixa de escadas principal, encimada por uma clarabóia que distribui luz natural pelo interior do edifício, e os tectos trabalhados em estuque, pontuam o edifício e complementam as suas salas.

"A recuperação do Palacete Falcarreira revitaliza a totalidade do edifício, tirando partido dos elementos arquitectónicos de valor que o definem, preservando e respeitando o que de melhor a tradição arquitectónica portuguesa tem para oferecer, sem descurar o conforto e a inovação que a contemporaneidade é capaz de trazer aos espaços de habitar", refere a equipa do atelier.

O Salitre 136, apresenta agora oito fracções com tipologias T2 e T3, complementadas por varandas e por uma área de estacionamento em cave, particularmente valorizada no centro de Lisboa, em especial na zona limítrofe à Avenida da Liberdade. O piso zero contempla duas fracções T3. Nos restantes pisos (1, 2 e 3), encontramos uma fracção T3 e uma fracção T2 por piso.

Palacete eclético, de planta compacta em L, e orgânica funcional característica da época, adaptada ao que à data se considerava uma moderna habitação burguesa, com salas comunicantes e salões nobres dispostos ao longo da fachada.

Datado do século XIX, último quartel - provável construção do edifício, habitado por um conde de Carnide e depois pelo visconde da Falcarreira, Pompílio Augusto Gonçalves de Azevedo Franco (n. 1836 - m. ?), súbdito brasileiro, irmão do marquês de Franco e Almodôvar, Emílio Ernesto Franco (n. em São Luís do Maranhão em 1835 e que edificara um palacete no Príncipe Real).

Ficha técnica:

 Arquitectura: Luís Rebelo de Andrade - www.rebelodeandrade.com

Construção: Civil Casa - www.enescoord.pt

Fiscalização: Enescoord - www.enescoord.pt