CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Habitação: Vendas e Procura aceleram em Janeiro

26 de fevereiro de 2018

Os resultados do inquérito RICS/Confidencial Imobiliário PHMS relativos a Janeiro de 2018 apontam para uma aceleração do ritmo de crescimento das vendas e da procura no começo do ano, apesar do número de novas colocações no mercado continuar a diminuir.

A falta de stock – refere o estudo – “também se mantém no mercado de arrendamento, com um desequilíbrio entre uma procura ascendente e uma queda da oferta, que tem como resultado o aumento das rendas”.

Em janeiro registou-se “um aumento nas novas intenções de compra, após se terem mantido relativamente estabilizadas durante o mês anterior. O indicador respectivo situou-se nos +23%, duplicando face aos resultados do final do ano” – referem os dados do inquérito a dezenas de profissionais de todo o país.

O inquérito que analisa as regiões de Lisboa, Porto e Algarve refere ainda que “as novas colocações para venda no mercado reduziram-se ainda mais, prolongando a série negativa deste indicador (10 meses consecutivos)” sendo esta tendência transversal a todas as regiões analisadas.

Não obstante a escassez de oferta “o indicador sobre a evolução das vendas subiu ao ritmo mais rápido desde Julho do ano passado”, embora com registos diferentes nas três regiões analisadas: os respondentes em Lisboa e no Porto reportaram um crescimento sólido, enquanto no Algarve a tendência foi ligeiramente negativa.

Um balanço de +44% de inquiridos pelo inquérito reportou “uma subida nos preços anunciados durante o período, com esta leitura praticamente igual à declarada em cada um dos últimos 4 meses. Assim, a perspetiva é de continuação da subida dos preços das casas”. “Os respondentes preveem uma subida dos preços anunciados de cerca de 4% durante os próximos doze meses”. Um dado importante é o facto das expetativas no Porto ultrapassaram a das outras regiões, embora por pouco, sendo antecipado um crescimento próximo dos 5%”.