CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Empréstimos à habitação com Euribor a 6 meses pagam menos

31 de agosto de 2017

Os clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses vão voltar a pagar menos pela prestação da casa em Setembro, enquanto o valor se mantém para quem tenha contratos com Euribor a três meses.

Segundo os cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, vai passar a pagar 463,95 euros a partir de Setembro.

Este valor representa menos 2,08 euros do que o que era pago desde Março, data da última revisão.

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, esse cliente pagará 460,13 euros, o mesmo valor da última revisão, em Junho.

Desde o final de 2015, há quase dois anos, que as taxas Euribor negoceiam em valores negativos, com impacto favorável em quem tem prestações da casa indexadas a taxas de juro variáveis.

Contudo, em Agosto assistiu-se a uma ligeira subida das taxas Euribor tanto a três como a seis meses, mas insuficiente para fazer subir a prestação a pagar ao banco.

A média mensal da taxa Euribor a seis meses em Agosto foi de -0,272%, ligeiramente acima dos -0,273% de Julho, enquanto a três meses foi de -0,329%, também menos negativa de forma ligeira do que os -0,330 de Julho.

 

Em Portugal, a grande maioria dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.

Lusa/DI