CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Casas em Portugal valem mais em Setembro

24 de outubro de 2016

Em Setembro, o valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se em 1076 euros/m2, mais 3 euros/m2 do que em Agosto.

Segundo os dados divulgados hoje pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, este crescimento verificou-se em cinco das sete regiões analisadas, registando-se decréscimo apenas no Algarve e na Região Autónoma da Madeira.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o valor médio de avaliação relativo ao total do país cresceu 3,6%, mantendo inalterada a variação observada em Agosto. A região Norte (950 euros/m2 ) e a Área Metropolitana de Lisboa (1306 euros/m2 ) com aumentos de 4,7% e 2,6%, respectivamente, foram decisivas para o resultado total.

Todas as regiões, excepto a Região Autónoma dos Açores, registaram acréscimos do valor médio de avaliação bancária dos apartamentos face ao mês anterior, conduzindo a um aumento de 0,5% do valor agregado, para 1123 euros/m2 . Em comparação com Setembro de 2015, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou 3,0% (variação de 2,8% em Agosto).

Quanto às moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do país, situou-se em 1001 euros/m2 em Setembro, valor superior em 2 euros/m2 ao observado em Agosto (variação de 0,2%). Em termos homólogos, o valor médio das moradias aumentou 4,5% (variação idêntica à observada em Agosto).