CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Rendas voltam a descer no Porto e Lisboa

13 de fevereiro de 2015

As rendas habitacionais no concelho do Porto voltaram a descer, apresentando uma quebra de 0,5%, referente ao 3º trimestre de 2013, revela o Índice de RendasConfidencial Imobiliário. Esta descida segue-se a uma valorização de 1,1% no trimestre anterior, que tinha recuperado fortemente face ao 1º trimestre (quando as rendas haviam decrescido 0,3% em termos trimestrais). Ainda assim, em termos homólogos, as rendas continuaram a valorizar no 3º trimestre de 2013 (0,3% face ao mesmo trimestre de 2012), sendo este o segundo trimestre consecutivo a registar uma taxa homóloga positiva.

Em Lisboa, por seu turno, a descida foi menos acentuada no 3º trimestre (-0,3% face ao trimestre anterior), e a tendência é distinta, já que esta descida foi bastante menos acentuada (cerca de 1,4 pontos percentuais) do que a verificada no 1º trimestre, o que denota um abrandamento no ritmo de queda. Este mercado também verificou uma melhoria da taxa de variação homóloga, que no 1º trimestre era de -2,7%, evoluindo para -1,9% no 2º trimestre e para -1,3% no 3º trimestre, o que quer dizer que ao longo do ano, a descida de rendas tem vindo a atenuar-se face a 2012.

A nível nacional (de Portugal Continental), depois de uma recuperação trimestral para terreno positivo no 2º trimestre de 2013 (as rendas tinham crescido 0,8%), as rendas das casas em Portugal voltaram a descer no 3º trimestre face ao trimestre anterior (-0,4%). Ainda assim, este valor evidencia uma recuperação de 0,4 pontos percentuais face à descida que se tinha feito sentir no 1º trimestre do ano. Em termos homólogos, as rendas desceram 0,7% no 3º trimestre de 2013, representando uma recuperação quer face à variação homóloga registada no trimestre anterior (-1,0%) quer face à observada no 1º trimestre do ano (-2,2%).