CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Rendas das casas em Lisboa continuam 18% abaixo do Pré-Covid

26 de outubro de 2021

As rendas das casas em Lisboa chegam ao 3º trimestre deste ano 17,9% abaixo dos níveis pré-Covid, de acordo com os resultados mais recentes do Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário. Ainda assim, este indicador atenuou face aos dois trimestres anteriores, quando as rendas na capital apresentavam uma quebra de 19,9% relativamente ao período anterior à pandemia.

O relatório indica ainda que apesar deste diferencial continuar a ser acentuado, esta é a primeira vez que o declive das rendas praticadas face ao pré-Covid se desagrava. Este comportamento reflete a tendência de recuperação do mercado observada desde o final do ano passado, a qual culminou numa subida trimestral de 2,5% no 3º trimestre, após a estabilização verificada no 2ºtrimestre (-0,1%). A variação trimestral volta, assim, a terreno positivo pela primeira vez desde o início da pandemia.

Em termos homólogos, observa-se também uma recuperação. A taxa de variação homóloga das rendas em Lisboa situou-se em -6,1% no 3º trimestre, quase 11 pontos percentuais acima dos -18,0% que atingia no início do ano e em nova suavização face aos -12,0% registados no trimestre anterior.

No Porto, as rendas também ainda são inferiores ao pré-Covid em 10,1%, enquanto a nível nacional a quebra é de 1,3%. No 3º trimestre, as rendas no Porto apresentaram uma ligeira quebra trimestral de 0,7% e uma variação homóloga de -8,4%, em ambos os casos desagravando as descidas verificadas no trimestre anterior. A nível nacional, as rendas já sobem quer na comparação trimestral (+1,4%) quer na homóloga (+1,7%).