CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rendas Acessíveis: projecto da Rua de São Lázaro vai arrancar…

24 de abril de 2018

O Programa de Renda Acessível (“Lisboa Pra Todos”) é um contributo da Câmara Municipal de Lisboa para tentar solucionar os graves problemas de carência de habitação existentes na capital.

O primeiro projecto, situado nas proximidades do Martim Moniz, estará pronto no final de 106 dos 131 apartamentos disseminados por 16 prédios camarários que vão ser reabilitados e promovidos pela Brightempathy, Lda, empresa ganhadora do concurso, de tipologias T0, T1 e T2, terão valores de rendas entre os 100 e os 350 euros. A empresa tem um prazo máximo de 36 meses para projectar e construir as novas habitações, num investimento que ascenderá a 12 milhões de euros.

As 106 fracções com renda acessível serão sorteadas pela CML por quem se tenha inscrito, cumprindo a condição essencial de ter um rendimento ilíquido que se situe entre 7500 euros e os 40 mil euros por ano.

Além destes fogos com rendas acessíveis, e da ocupação com comércio de 12% da área de construção, a operação da Rua de São Lázaro – que se divide entre as freguesias de Santa Maria Maior e Arroios – prevê ainda que sejam colocadas à venda a preços de mercado 21 apartamentos.

Este o esquema delineado para o Programa, de forma a atrair os investidores privados para a sua execução, numa relação que se prevê perdure por 30 anos.

O Programa Renda Acessível  irá construir 6.400 habitações com renda acessível, de um total de 9 mil apartamentos construídos e reabilitados e distribuídas por 107 edifícios, em 15 localizações espalhadas pela capital. Ao todo, serão 778 milhões euros de investimento privado, divididos pela dezena e meia de concessões- que incluem operações de construção ou reabilitação oscilando entre os 3 milhões de euros e os 300 milhões de euros.