CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Arrendamento
Município de Bragança vai apoiar 47 famílias no arrendamento para habitação

Município de Bragança vai apoiar 47 famílias no arrendamento para habitação

24 de junho de 2021

O Município de Bragança vai atribuir, no dia 1 de Julho, sete fogos de habitação social municipal e ainda vai apoiar, também, 47 famílias, através do Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação.

Trata-se de uma resposta social que resulta de um estudo socioeconómico aprofundado e da auscultação das instituições públicas com actuação no domínio social, com vista a disponibilizar uma resposta célere e adequada às necessidades de famílias em situação de grave carência económica.

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, explica que “nos últimos anos, o Município tem vindo a desenvolver esforços para promover uma melhoria das condições de vida das famílias mais carenciadas do concelho. A requalificação do parque de habitação social, a aposta na elaboração da Estratégia Local de Habitação e a criação do Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação (estabelecido em contexto de pandemia da COVID – 19 e em vigor desde Julho de 2020) são medidas que pretendem constituir uma resposta adequada às necessidades de famílias e de pessoas em grave situação de vulnerabilidade e de emergência social”.

Após a conclusão de importantes obras de beneficiação nos fogos de habitação social, o Município de Bragança procede, assim, ao realojamento de emergência em habitação social municipal com a celebração de contratos de arrendamento apoiado com sete famílias: três em imóveis de tipologia T2, três em T3 e uma em T4, no Bairro Social da Coxa e no Bairro Social da Mãe d’ Água.

“Apesar da forte aposta em medidas e programas de apoio ao acesso à habitação persistem situações de excepção e de evidente emergência social (agravada pela pandemia da Covid-19) que devem ser atendidas de forma célere e de acordo com os imóveis disponíveis em habitação social municipal em cada momento”, acrescenta o Presidente do Município, Hernâni Dias.

Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação assinado em Junho

A par da atribuição de fogos habitacionais a sete famílias do concelho, o Município de Bragança assina, ainda em Junho (ontem,  dia 23, e hoje, 24 de Junho) os contratos de apoio ao arrendamento para habitação com 47 famílias, no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação do Município de Bragança.

Este apoio social é uma medida criada com o objectivo de assegurar o direito a uma habitação condigna das famílias que não conseguem aceder ao mercado privado da habitação, através da atribuição de um subsídio de renda (quando não seja possível o arrendamento em habitação social), promovendo a permanência das famílias nos imóveis onde residem e a sua integração social e no tecido urbano.

O apoio ao arrendamento é, assim, concedido sob a forma de um subsídio de renda mensal, para o período de um ano – de Janeiro a Dezembro de 2021.

PUB
PUB
TURISMO
Paredes de Coura: Casa do Outeiro vai ser uma Pousada Rural
26 de novembro de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendamentos em Lisboa com número recorde no 1.º semestre – informa o novo portal LXhabidata
29 de novembro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Confiança dos consumidores recua na zona euro em Novembro
22 de novembro de 2021
PUB