CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

 

 

Lisboa abre concurso para renda acessível em Benfica e Marvila

21 de dezembro de 2018

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, em reunião privada, um concurso público para uma operação do Programa de Renda Acessível (PRA) nas freguesias de Benfica e Marvila, onde se prevê um total de 932 fogos a preços controlados.

O documento mereceu os votos favoráveis do PS, a abstenção do PCP e PSD, e os votos contra de CDS-PP e BE, disseram fontes municipais.

De acordo com a proposta, em Benfica “prevê-se a construção de 756 habitações, das quais 569 são destinadas a arrendamento acessível", a par de uma creche e um jardim de infância na avenida Marechal Teixeira Rebelo.

A operação nesta freguesia engloba um edifício com 23 pisos, onde será permitido construir um máximo de 314 fogos, segundo informa um dos anexos à proposta, assinada pelos vereadores da Habitação, Paula Marques, do Urbanismo, Manuel Salgado, e das Finanças, João Paulo Saraiva, todos da vereação socialista.

Já em Marvila, está prevista a construção de uma creche e "de 539 habitações, das quais 363 são destinadas a arrendamento acessível", na Quinta Marquês de Abrantes e Alfinetes e no Pátio do Picadeiro.

Loteamento conjunto em Benfica com a Luz Saúde no âmbito do PRA

A autarquia lisboeta aprovou hoje também o licenciamento de uma operação de loteamento municipal conjunta com a Luz Saúde, para terrenos municipais e privados, em Benfica, no âmbito do PRA. Estes dois loteamentos irão nascer lado a lado.

A proposta, assinada pelo presidente da câmara municipal, Fernando Medina (PS), dá conta que a operação de loteamento conjunta com a Luz Saúde – Unidade Saúde e de Apoio à Terceira Idade, S.A, prevê cinco lotes destinados a 276 fogos, serviços, comércio/serviços e equipamento privado.

Um anexo à proposta refere que “o imóvel está inserido no Loteamento de Iniciativa Municipal, ficando na Avenida Marechal Teixeira Rebelo, lote 27, confrontando também este loteamento com a Avenida Condes de Carnide”.

A Câmara de Lisboa refere que "as famílias de classe média que actualmente concorrem a habitação" são, "em 80% dos casos, compostas por apenas uma pessoa, predominantemente jovens em início de vida activa e divorciados", e que "a percentagem de famílias com crianças está abaixo de 10%".

"É por este motivo que a oferta de habitação neste programa de renda acessível em Benfica e Marvila têm tipologias adequadas aos jovens, com 43% de T0 e T1, 38% de T2 e 19% de T3 ou superior", e apartamentos "com varandas e zonas comuns generosas, estando as áreas úteis e brutas bem acima dos valores de referência", acrescenta o município.

Lusa/DI