CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Entre 300 e 350 euros é a renda ideal para um estudante

27 de agosto de 2018

O apartamento ideal para os estudantes deverá ter uma renda mensal entre 300 e 350 euros, com as principais despesas incluídas, e uma boa localização e acessibilidade de transportes públicos. A casa deverá ser partilhada, no máximo, com mais dois colegas de casa, também estudantes. Quem o afirma é Giovanni Lavra, Country Manager da Uniplaces em Portugal, de acordo com o inquérito ‘‘The Perfect Flat for Students’, que contou com a participação de mais de 1400 estudantes de 100 nacionalidades, 41% a viver em cidades portuguesas, divulgado hoje pela Uniplaces.

A maioria dos estudantes (86%) revelou estar contente com o apartamento onde vive sendo, no entanto, o preço, o tamanho e a antiguidade os principais factores de insatisfação do conjunto de inquiridos que revelaram não estar contentes com a casa onde vivem (13%).

Os estudantes apontam a localização perto da universidade (15%) ou perto do centro da cidade (14%), a par com a proximidade de transportes públicos (15%) como prioridades para a selecção de um apartamento.

Se pudessem adicionar algo à casa onde vivem, mesmo que isso implicasse um aumento da renda mensal, 38% dos inquiridos aponta a inclusão das principais despesas (eletricidade, água, gás, etc), ou de uma varanda (23%).

No estudo verifica-se ainda que cerca de 26% dos inquiridos revelou ter mudado de casa duas vezes nos últimos três anos, sendo o principal motivo de quem mudou de habitação o facto de ter encontrado um sítio melhor (36%). Apenas 12% dos inquiridos revelou ter mudado de casa por causa do valor da renda. 

O relatório da Uniplaces indica também que mais de metade dos inquiridos revela preferir partilhar casa com outros estudantes, sobretudo porque partilham o mesmo estilo de vida, indicam 66% das respostas. Entre os estudantes que indicaram preferir partilhar casa com não-estudantes, mais de 40% refere que é por serem menos festivos, o que lhes dá a oportunidade de se focarem mais nos estudos. Cerca de 25% refere também que que é por se tratarem de pessoas de confiança.