CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Arrendamento para estudantes aumentou 33% no último ano

12 de dezembro de 2016

O arrendamento habitacional destinado a estudantes aumentou 33% no último ano. Um número que reflecte o crescimento do número de anúncios na Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, que conta actualmente com cerca de 45 mil quartos disponíveis, mais de nove mil só em Lisboa e no Porto.

Para Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, "o arrendamento destinado a estudantes é cada vez mais uma opção por parte de proprietários de imóveis que pretendem rentabilizar ao máximo as suas habitações. Só na Uniplaces, temos estado a gerar semanalmente cerca de 1 milhão de euros em arrendamentos, com um pico interessante a decorrer no mês de agosto, quando os estudantes começaram a preparar o primeiro semestre do actual ano lectivo".

Segundo o responsável todos os meses, o número médio de anúncios disponíveis na plataforma da Uniplaces cresce 5%. Em Lisboa, o valor médio para o arrendamento de um quarto situa-se nos 338 euros mensais, sendo que para um estúdio, o valor aumenta para cerca de 600 euros. Já no Porto, os estudantes gastam em média 300 euros no arrendamento de um quarto e 510 euros para um estúdio. As reservas duram, em média, seis meses em Lisboa e cinco meses a norte do país.

Os dados da Uniplaces revelam ainda que a maior percentagem de arrendatários situa-se nos 21 anos (16,4%) e o propósito do arrendamento é a realização da licenciatura (36,1%) ou pós-graduação (28,1%).

Os meses de Julho, Agosto e Setembro correspondem ao maior número de reservas, quando decorre a procura de alojamento para preparação do primeiro semestre de um novo ano lectivo. Em Janeiro e Fevereiro a Uniplaces verifica também um aumento na procura de alojamento, devido ao início do segundo ano lectivo, quando existe também uma maior mobilidade por parte dos estudantes para a realização de Erasmus, formações ou estágios.