CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

 

 

Algarve: Oferta de casas para arrendar caiu 31% desde 2013

21 de julho de 2016

Entre final de 2013 e final de 2015 a oferta de casas para arrendar no Algarve reduziu cerca de 31%. Esta quebra registada na região algarvia está em linha com a evolução observada nos mercados das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, onde a oferta habitacional para arrendamento já decresceu cerca de 50% desde 2013. As conclusões são retiradas dos dados da Confidencial Imobiliário, apurados no âmbito do SIR – Sistema de Informação Residencial.

“No geral, a actividade do mercado de arrendamento no Algarve tem seguido o sentimento do mercado apontado pelos agentes inquiridos no âmbito do Portuguese Housing Market Survey [realizado pela RIC e a CI], que apontam para um desencontro cada vez mais alargado entre as dinâmicas da procura, que tem, sucessivamente crescido, e da oferta, que tem vindo a contrair-se”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

E acrescenta: “Quando os preços das casas voltaram a crescer, os portugueses começaram a pensar em voltar ao mercado de compra e venda, comprovando que muitos proprietários que colocaram os seus imóveis em arrendamento, fizeram-no por uma questão de mera conjuntura.” Essa é, na sua opinião, uma das razões que explica a contracção da oferta para arrendamento, que pode ainda ser explicada pela descida que as rendas têm vindo a registar. “Numa perspectiva de investimento, isto é, de quem compra para obter rendimento através da colocação no mercado de arrendamento, é fundamental que as rendas não desçam. Para que os proprietários possam continuar a colocar oferta em arrendamento”, afirma aquele especialista em análise do mercado imobiliário.

Algarve: valores de arrendamento

As estatísticas SIR para o mercado algarvio mostram ainda que, em 2015, o número de arrendamentos residenciais manteve-se estabilizado, num total de 526 contratos realizados. Durante este período, a renda média contratada no Algarve alcançou os 5,1euros/m2, um valor que se mostrou inferior em cerca de 3,6% à renda média de oferta no mercado da região.

Em termos concelhios, Albufeira, Faro, Loulé e Portimão protagonizaram, em conjunto, cerca de três quartos do total dos arrendamentos registados pela pool de empresas do SIR no Algarve em 2015. Albufeira e Loulé apresentam-se como os mercados mais caros da região, com rendas médias contratadas de 5,8 euros/m2 e 5,4 euros/m2, respectivamente. Já Portimão e Faro apresentaram valores de renda contratados entre os 4,6euros/m2 e os 5,0 euros/m2.