CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

76% dos senhorios nunca tiveram de baixar o preço da renda

24 de abril de 2018

76% dos proprietários nunca tiveram de baixar o valor da renda para conseguir inquilinos e mais de metade (53%) admite actualizar o valor do arrendamento uma vez por ano.

De acordo com o estudo da plataforma Uniplaces - que divulga hoje a segunda parte de um inquérito desenvolvido no mês de Março junto de proprietários e senhorios que arrendam ou já arrendaram as suas propriedades através da plataforma de alojamento para estudantes universitários -, também 65% dos inquiridos afirmam ter apenas uma casa em arrendamento, e apenas 7% revelam ter cinco ou mais habitações disponíveis para arrendar. O estudo mostra também que mais de metade dos inquiridos (59%) estão a arrendar há dois anos ou menos, e apenas 10% indicaram arrendar as suas propriedades há mais de cinco anos.

 Inês Amaral, Marketing Manager da Uniplaces em Portugal, salienta que "os resultados deste inquérito mostram que efectivamente o arrendamento de médio prazo é algo que se tem revelado como um investimento rentável para proprietários com habitações nas principais cidades do país, sendo que mais de metade destes inquiridos são proprietários recentes, que arrendam as suas propriedades há dois anos ou menos".

A Uniplaces questionou ainda os proprietários se já tinham investido num imóvel apenas para arrendamento: 41% dos inquiridos revelam que compraram a propriedade para si mas acabaram por arrendá-la; e 34% afirmam ter comprado a casa com o objetivo de arrendá-la, por considerarem tratar-se de um investimento rentável.

Quando questionados sobre quais as principais dúvidas e preocupações antes de iniciarem o processo de arrendamento, 25% dos senhorios revelam preocupação com possíveis problemas com inquilinos, e 21% dos proprietários afirmam ter tido dúvidas legais e relacionadas com impostos.