CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

7.120 jovens são candidatos ao apoio ao arrendamento

24 de maio de 2017

Foram 7.120 os jovens que concorreram ao apoio ao arrendamento no âmbito do Programa Porta 65-Jovem, que decorreu entre 17 de Abril e 18 de Maio.

Segundo o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU, foi nos grandes centros urbanos que se registaram o maior número de candidaturas, com Lisboa a liderar o top 5 com 601 candidaturas, seguida de Sintra com 393 candidaturas e Vila Nova de Gaia com 378 candidaturas. Seguem-se Porto, 333 e Braga com 242.

As candidaturas agora submetidas serão apreciadas pelo IHRU,IP, de acordo com uma ordem de precedência, atendendo à Dimensão e Composição do Agregado; Proporcionalidade da taxa de esforço; Rendimento Mensal; Proporcionalidade da renda e Situação financeira dos ascendentes.

De salientar que no último período que decorreu este Programa cujas candidaturas decorreram durante o período entre 15 de Dezembro de 2016 e 10 de Janeiro de 2017, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU aprovou 2.138 candidaturas.

Recorde-se que o Programa Porta 65-Jovem apoia o arrendamento de habitação para residência permanente, tendo como beneficiários jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos; Jovens em coabitação; Jovens casais ou em união de facto (um dos elementos pode ter até 32 anos). O apoio consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, sendo beneficiadas as candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais.