CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

720 apartamentos de luxo para vender no centro de Lisboa

23 de setembro de 2016

Cerca de 720 novos apartamentos da gama alta estejam em venda no centro de Lisboa, um número que representa um crescimento de cerca de 18% face à oferta contabilizada no ano passado e de 40% face a 2014. 

Os números foram apresentados pela consultora JLL durante uma sessão de debate realizada esta quarta-feira no âmbito do Portugal Real Estate Summit, evento que reuniu cerca de 300 investidores e promotores imobiliários nacionais e internacionais nos dias 20 e 21 de Setembro.

De acordo com a JLL, ainda que seja evidente a tendência de crescimento, o mercado residencial premium em Lisboa continua a ter uma dimensão reduzida, especialmente num panorama global, face ao qual se mantém também bastante atractivo em termos de preço. De acordo com a consultora, o preço médio de venda deste tipo de apartamento nas localizações prime da capital – nomeadamente Avenida da Liberdade, Chiado e Baixa - rondarão os 8.000 euros/m2, um valor bastante abaixo de outras capitais europeias como são os casos de Madrid (em torno dos 12.050 euros/m2), Berlim (14.925 euros/m2) ou Roma (15.873 euros/m2). 

"Não há dúvida de que Lisboa é hoje uma cidade rejuvenescida, com uma crescente atratividade para turistas e para investidores e com o mercado residencial a funcionar como impulsionador desta nova vida da cidade. Uma oferta qualificada e valores competitivos para uma capital europeia são fatores de atratividade do nosso mercado, que continuará a ser um foco de captação de estrangeiros", revela Patrícia Barão, Head of Residential da JLL.

Actualmente, os portugueses concentram 35% da compra deste tipo de apartamento, contra 65% dos estrangeiros, onde em 2016 pontuaram mais de 30 nacionalidades diferentes. A oferta está a crescer, mas continuam a ser projectos de pequena dimensão, onde, em média, existem 10 apartamentos por prédio.

Também o Porto é encarado com um mercado natural para a expansão dos promotores de habitação premium, com as primeiras abordagens à cidade já realizadas este ano.