CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

Um jardim dentro de casa

12 de fevereiro de 2015

Já imaginou viver numa casa e ao mesmo tempo sentir que está num jardim? Conheça este projecto do arquitecto Joel Sanders que conseguiu trazer o conceito de jardim urbano para uma Penthouse em Nova Iorque.

Todos gostávamos de ter um jardim dentro de casa. Não apenas as flores que colhemos no campo ou compramos para colocar numa jarra mas sim um verdadeiro refúgio verde. O arquitecto Joel Sanders conseguiu criar o conceito de jardim urbano na Broadway Penthouse em Nova Iorque.

Um loft que ainda tem o privilégio de se ligar verticalmente um terraço que usufrui de uma vista panorâmica sobre Manhattan. Este jardim urbano estende-se assim desde o interior da casa até ao piso acima. O apartamento apesar de não ter divisões físicas consegue criar zonas específicas como a de refeições, de dormir, de estar e da cozinha.

Os materiais utilizados respeitam o ambiente e integram-se no conceito ecológico. As madeiras e o vidro reciclado ligam-se na perfeição e com eles percorrem a casa do interior para o exterior.

Até na sala, a decoração foi concebida para evocar um jardim têxtil. Quando visto de entrada, o núcleo plantas se funde com a sala de estar. As árvores estão presentes em todo o ambiente do loft quer seja na aplicação dos pavimentos como nos elementos decorativos. Da mesma forma, o chão de nogueira reciclado dobra verticalmente para criar uma escadaria que conduz a uma plataforma de correspondência ao telhado.

Este é um projecto que foi pensado para ser totalmente integrado, desde a concepção ao nível da arquitectura de interiores, onde o tema foi o jardim urbano até à decoração que segue também o mesmo conceito. Minimalista mas totalmente incorporada no tema do projecto.

A luz natural é totalmente aproveitada pelas janelas rasgadas e pela utilização do vidro. É trazer literalmente o exterior para dentro utilizando decks de madeira e fluxo de vegetação no coração do loft.

Broadway  Penthouse

Arquitectos: Joel Sanders arquiteto

Localização: New York, NY, EUA

Arquitecto Responsável: Joel Sanders

Arquitecto Paisagista: Balmori Associates, Inc.

Projecto Ano: 2008

Fotos: Peter Aaron / OTTO