CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Espaços de Autor
Foto de José Campos PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 06 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 12 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 08 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 07 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 05 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA_LOW_03 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 13 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 01 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA_LOW_04 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 10 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 09 PAULO_MOREIRA_BECO_DA_BOAVISTA - 11 Foto de José Campos

Reabilitar mas preservando o original

13 de abril de 2017

A reabilitação de um apartamento no Beco da Boavista, em Lisboa, foi o primeiro trabalho na capital do arquitecto do Porto, Paulo Moreira. Defensor de reabilitar mas preservando ao máximo a estrutura original, os seus trabalhos têm sido por isso elogiados e aplaudidos por todos.

Depois do sucesso da Casinha do Porto ou da Casa da Sandeira na Invicta além de outros trabalhos dignos de registo, eis que surge o seu primeiro projecto na capital portuguesa. O apartamento situa-se no centro da cidade de Lisboa, numa zona actualmente em franca transformação. "O acesso faz-se através de um beco estreito e desnivelado, e uma longa escadaria no edifício habitacional. Ao entrar-se no apartamento, encontra-se um ambiente de serenidade e conforto, complementado pelas vistas e luz da cidade", explica o arquitecto.

A intervenção consistiu em redefinir a organização dos espaços. Reabriu-se a porta de entrada original, que tinha sido selada e trocada de lado. O hall serve simultaneamente como biblioteca, aberto para a sala-de-estar. Foi retirado o compartimento contíguo, aumentando o espaço de estar e ligando-o à cozinha. A solução permitiu também encurtar o corredor de ligação aos dois quartos e zonas de serviço.

"Os materiais e tonalidades preservam o carácter original do apartamento, enquanto lhe conferem a aparência e funcionalidade condizentes com os parâmetros de bem-estar actuais. A simplicidade espacial e material é complementada tanto pela presença dos objectos do dia-a-dia, como pelas cores de Lisboa que invadem o interior", revela Paulo Moreira.

Ficha Técnica:

Arquitecto: Paulo Moreira

Colaboradores: Chiara Fiorindo, Adéla Krízková, Radka Domcíková 

Empreiteiro: Alípio Lopes 

Localização: Lisboa, Portugal

Área: 97 m2 

Data: 2016-2017 

Fotografias: José Campos

PUB
TURISMO
Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros
24 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB