CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Quintãs Farm Houses valeu platina nos Muse Design Awards

11 de junho de 2019

O projecto arquitectónico das Quintãs Farm Houses, localizado no Romariz, Burgo, Arouca, com assinatura de Júlio Caseiro – Arquitectura, conquistou o prémio Platinium de arquitectura sustentável dos Muse Design Awards.

Um projecto que já tinha vencido igualmente o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018, na categoria de Melhor solução de eficiência energética.

Para o arquitecto Júlio Caseiro, este trabalho teve por objectivo principal a integração da proposta no seu meio envolvente e uma inequívoca referencia à ruralidade do concelho de Arouca, pelo que o canastro e a eira foram os exemplos seleccionados para presidir à elaboração do mesmo.

"A materialização deste projecto ocupou um pequeno espaço urbanizável, parte integrante de um singular conjunto agrário, e traduziu-se  na criação de três unidades habitacionais do tipo T1, organizadas em dois volumes paralelepípedicos independentes, com dois pisos cada, mas funcionalmente dependentes e complementares. Estes volumes habitacionais são os elementos cruciais e integrantes de um conjunto espacial que contempla acessos viários, circulação, estacionamento e diversos espaços agrícolas e de lazer", refere a memória descritiva.

Também segundo o arquitecto, a implantação, orientação, exposição solar e fruição paisagística deste projecto são os indicadores da relação directa da arquitectura com a excelência do meio rural da sua envolvente, onde se inclui o convento de Arouca enquanto pólo gerador de urbanidade.

"Mas, para além destes elementos, no processo de criação do projecto arquitectónico foram também cruciais os elementos formais caracterizadores da proposta, sejam, os volumes paralelepípedicos, característicos dos canastros, sejam os materiais eleitos, como a telha cerâmica envelhecida, os blocos de pedra de granito aparelhada “in locu”, o aço, o vidro e a madeira, na estrutura das coberturas, soalho e ripado de afizélia lacada à cor vermelha, ral 3005. 

Formalmente, prevaleceram a singularidade, simplicidade, unidade, equilíbrio e harmonia, de volumes, cores, materiais e texturas, exacerbados pelos existentes jogos do cheio/vazio, luz/sombra e visível/invisível, seja no exterior como no interior da edificação", lê-se.

O arquitecto refere ainda que tecnicamente, a qualidade construtiva é de nível superior, pois o objectivo foi dar o máximo de conforto e bem estar aos utilizadores, pelo que na concepção projectual existiu uma atenção especial aos pormenores construtivos, e posteriormente uma cuidada, sábia e mestre execução.

Os Muse Design Awards são uma competição internacional criada para elevar e promover o Design de forma transversal (da arquitectura ao design industrial e à moda) e que pretende descobrir e suportar aqueles que, evoluindo a arte, avançam os seus limites. 

Ficha Técnica:

Nome:  Quintãs Farm houses

Arquitectura: Júlio Caseiro – Arquitectura, Lda

Ano: 2014

Conclusão: 2017

Área de construção: 320m2

Localização: Portugal, Aveiro, Arouca

Fotografia: UNFORMAL STUDIO / DANIEL LUCIANO
  Equipa: Senior Architect: Júlio Caseiro; Civil Engineer: Paulo Jorge Sá Reis

 Electric Engineer: ARPROJ – Projetos de engenharia

 Cliente: Jorge Alexandre Tavares Ferreira
 Empreiteiro: Adelino Gomes Ferreira, Lda