CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro Pastoral de Moscavide

4 de junho de 2017

Inaugurado no final 2016, o Centro Pastoral de Moscavide constitui uma bela peça arquitectónica, da autoria do atelier Plano Humano Arquitectos, liderado pelos jovens arquitectos Helena Vieira e Pedro Ferreira.  

Não só o imóvel se destaca por si só - pela sua sobriedade, rigor e inteligente aproveitamento da luz natural - como dialoga muito bem com a vizinha Igreja Matriz de Santo António, edifício em vias de classificação que data de 1955, e que constitui uma referência na renovação da arquitectura religiosa em meados do séc. XX.

O Centro Pastoral alberga salas de catequese, capelas mortuárias e a residência paroquial, e surge da necessidade de servir estas valências.

Dizem os autores do projecto: “Conceptualmente procurámos um volume extremamente simples, que dialogasse com a igreja também pela sua forma algo monolítica, mas que apresentasse pormenores de actualidade, nomeadamente quanto à materialidade, à volumetria dos espaços, e ao encontro do edifício com a luz natural, que foi uma constante procura durante todo o projecto”.

 

Um edifício «gráfico»

Os profissionais da Plano Humano Arquitectos, são os nossos cicerones. Oiçamo-los: “Pela Avenida de Moscavide acede-se à entrada principal do edifício, e também à residência paroquial, que acaba por atravessar todo o centro, assim em estreita ligação com este.

A grande claraboia central, que unifica todo o espaço, remete para o interior do edifício uma luz alta, forte e sempre presente.

Os jogos de luz nas capelas da ressurreição fazem uma analogia clara à passagem litúrgica que testemunham, caracterizando o espaço e alentando o momento.

As esbeltas lamelas que revestem toda a fachada do edifício desmaterializam e suavizam a sua volumetria austera, conferindo-lhe uma atmosfera leve, espiritual e incorpórea. Para o interior dos espaços conferem a sensação de resguardo e introspeção, usufruindo ainda assim da vista e da luz.

O resultado final é um edifício de linhas simples, depuradas e leves, autêntico e quase rude em termos de materialidade, que aliado ao trabalho volumétrico dos espaços, e aos jogos de luz, natural e artificial, resulta num edifício gráfico, que nos transporta para uma atmosfera etérea, litúrgica e iconográfica”.

 

FICHA TÉCNICA

 

Nome Projecto

Centro Pastoral de Moscavide

 

Local

Moscavide, Portugal

 

Arquitectura

Plano Humano Arquitectos | Pedro Ferreira, Arq. e Helena Vieira, Arq.

http://planohumanoarquitectos.com/

 

Engenharia

GAPLR | Luis Reis, Eng

 

Cliente

Paróquia de Santo António de Moscavide

 

Empreiteiro

Odraude

 

Uso

Religioso

 

Área

1729m²

 

Ano de Construção

2016

 

Fotografia

João Morgado

http://www.joaomorgado.com