CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Espaços de Autor
Modernidade invade paisagem rural de Ponte de Lima JM_Casa_PontedeLima_S06 JM_Casa_PontedeLima_S11 JM_Casa_PontedeLima_S12 JM_Casa_PontedeLima_S13 JM_Casa_PontedeLima_S08 JM_Casa_PontedeLima_S09 JM_Casa_PontedeLima_S10 JM_Casa_PontedeLima_S14 JM_Casa_PontedeLima_S17 JM_Casa_PontedeLima_S19 JM_Casa_PontedeLima_S151 JM_Casa_PontedeLima1 RU092 Gafarim House1 JM_Casa_PontedeLima_S01 JM_Casa_PontedeLima_S02 Modernidade invade paisagem rural de Ponte de Lima

Modernidade invade paisagem rural de Ponte de Lima

9 de janeiro de 2019

Na paisagem rural de Ponte de Lima, surge a Casa de Gafarim que veio revolucionar as tradições locais para desfrutar em pleno o campo. Um projecto do arquitecto Tiago do Vale.

"Este é um projecto de diálogo tenso entre princípios vernaculares e um entendimento mais abstracto da forma, do lugar e da paisagem", refere o arquitecto, que adianta ainda: No contexto de uma envolvente naturalmente desconexa e fragmentada, a Casa de Gafarim oferece para a rua um volume monolítico, opaco e neutro, citando os volumes paralelepipédicos e maciços da arquitectura popular e ajustando-se à escala circundante.

Tiago do Vale explica que a simplicidade nas formas e nos detalhes permite à Casa de Gafarim aparecer com autonomia na envolvente - um objecto solto entre objectos soltos - e distinguir-se dos decorativismos pós-rurais que são a regra geral da paisagem portuguesa de hoje.

"A economia formal do exterior é contrastada com o tratamento do espaço interior, expansivo para o logradouro, para a paisagem mais remota, e generoso em pé-direito.

A entrada é um longo momento de transição e é, em si mesma, um lugar.

Evoluindo de um espaço de chegada exterior para o seu prolongamento interior, da sombra para a luz, do opaco para o transparente, este progressivo contraste é uma importante representação das duplicidades e contradições que são tema deste projecto.

Após o movimento de entrada, comprimido e condicionado, o espaço descomprime num volume amplo de pé-direito duplo comportando o programa social da casa, reunindo sala, cozinha e espaço de refeições num único tecto, mimetizando um tipo de organização de outrora.

Este espaço incorpora o logradouro e a magnífica paisagem minhota através de uma generosa superfície vidrada.

Embora este espaço possua uma grande transparência, a sua orientação a nordeste permite uma relação controlada com a luz natural, banhando-se com a luz de nascente reflectida pelo espelho de água pela manhã, e ao fim da tarde pela luz de poente que se infiltra através de um meio piso superior, animando a arquitectura ao longo do dia e ao longo do ano. 

Sem divisões explícitas, a zona privada da casa desenvolve-se com autonomia, voltando-se todos os quartos a sudeste.

Um pequeno pátio interior serve tanto o quarto principal como ambas as instalações sanitárias. Este pátio é um artifício que permite criar um lugar que, estando formalmente dentro de casa, está simbolicamente à parte.

Entre as referências vernaculares e a contemporaneidade, entre o volume cego e o plano aberto, a Casa de Gafarim é uma proposta de contradições, oposições e provocações resumidas numa estrutura de natureza simples e pragmática", lê-se na memória descritiva.

FICHA TÉCNICA 

Nome do Projecto: Casa de Gafarim

Arquitectura: Tiago do Vale Arquitectos (http://tiagodovale.com)

Equipa de projecto: Tiago do Vale, María Cainzos Osinde, com Maria João Araújo, Camile Martin, Eva Amor, Hugo Quintela, Joanna Jakimiuk, Esra Arslam

Ano de projecto: 2014-2016

Programa: Residencial

Localização: Ponte de Lima, Portugal

Cliente: Privado

Especialidades: Daengstudio L.da

Construtor: Casas do Lima, Limiavez L.da

Ano de construção: 2016-2018

Área de implantação: 252 m2

Área de construção: 274 m2

Fotografia: João Morgado

PUB
TURISMO
Proença-a-Nova reabilita Praia Fluvial da Aldeia Ruiva
26 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Aprovada proposta que permite ao fisco ceder dados para validação do Apoiar Rendas
26 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB