CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Modernidade e tradição moram juntas numa Casa em Lisboa

15 de maio de 2020

Construída entre 1939 e 1945, na zona Oriental da capital, no bairro da Encarnação, a Casa em Lisboa decidiu casar a tradição com a modernidade, num projecto do Gabinete Bruno Câmara Arquitectos.

Uma habitação unifamiliar inserida num terreno com vista para o Vale do Silêncio, recebeu um projecto arquitectónico cujo conceito é definido por um plano oblíquo tardoz continuado por um plano curvo, envolvendo assim a fachada. 

Para a equipa do gabinete do arquitecto Bruno Câmara, a Moradia de dois pisos, antes com pouca habitabilidade, devido às várias divisões de pouca área e fraca iluminação, ganha uma nova vida e dinâmica. Ao manter a sua fachada principal e cércea intactas, o projecto conserva o aspecto tradicional do bairro em que se insere, sem deixar de lado o factor surpresa da arquitectura contemporânea. A ampliação da moradia geminada, focada no pátio tardoz, coloca em destaque a vista perspética sobre o Vale do Silêncio ao criar um prolongamento do exterior até ao interior, ao mesmo tempo que lhe confere privacidade. 

"Com alteração apenas da estrutura lateral e posterior, a habitação ganhou um novo corpo de cobertura plana, que se alinha com o telhado da habitação pré-existente, criando assim um híbrido de contrastes arquitectónicos. As fachadas, definidas pela obliquidade, estão ajustadas de forma a enquadrar o pátio, o Vale do Silêncio e a piscina, permitindo ainda a entrada de luz zenital. 

A Casa em Lisboa introduziu assim no Bairro da Encarnação singularidade, mudança e contemporaneidade, não obstante a conservação da dinâmica da urbanização, atribuindo simultaneamente inovação e herança à mesma edificação", lê-se na memória descritiva.