CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ligação perfeita entre arquitectura e natureza

13 de fevereiro de 2015

A Quinta de Lemos, em Silgueiros, foi um dos projectos portugueses finalistas na lista de nomeado para os BOTY'2014, prémios internacionais da revista de arquitectura ArchDaily.

O Diário Imobiliário já mostrou outro dos nomeados e vencedor, o Chalé das Três Esquinas, do arquitecto Tiago do Vale Arquitectos, agora é a vez da Quinta de Lemos. O edifício De Lemos, projectado pelo arquitecto Carvalho Araújo, que passou uma primeira fase com mais de 3.500 projectos e ficou entre os cinco primeiros da sua categoria - Hospititlity. Apesar de não ter vencido, esta categoria acaba de ser ganha por outro projecto português, as Casas da Árvore do Pedras Salgadas spa & nature park do arquitecto Luís Rebelo de Andrade.

A Guesthouse da Quinta de Lemos, desenhada pelo atelier Carvalho Araújo, integra o projecto do restaurante “Mesa de Lemos”, que abrirá em Março sob o comando do Chef Diogo Rocha onde se pretende retirar dos produtos nacionais de qualidade o máximo partido através de técnicas inovadoras, sempre focado na simplicidade de sabores; a casa de hóspedes/convidados da Quinta, um equipamento privado que complementa o primeiro e que serve também de showroom para os atoalhados da Abyss & Habidecor (primeiro negócio da Quinta de Lemos e uma das marcas mais reconhecidas a nível internacional) e um espaço de provas de vinhos, em ligação com a actividade vinhateira da Quinta. Para a construção deste edifício, foram usados materiais amigos do ambiente e o resultado final espelha na perfeição esta ligação à natureza que constitui a envolvente do local.

Fazer parte da natureza

“Este espaço funciona como um reflexo da nossa filosofia, onde a preocupação com a natureza assume especial destaque. O nosso objectivo com a construção deste espaço não era mudar a paisagem, mas sim fazermos parte dela”, revela Pierre de Lemos, responsável pela Quinta de Lemos.

O responsável explica o conceito: “O edifício resulta da topografia do espaço, contornando o terreno em socalco. Também quisemos privilegiar a fantástica vista que nos rodeia, pelo que é um espaço com muitas janelas e com muita luz natural. No interior respira-se uma atmosfera íntima, familiar e privilegiada. O quarto não é apenas um domínio privado, inclui outros espaços socais, o que torna este equipamento diferente da habitual oferta de alojamento temporário. Esta nomeação abrange todos os parceiros que estiveram incluídos na concepção e construção deste projecto. Todos contribuíram de forma significativa e positiva para o resultado final. A todos eles eu digiro desde já o meu agradecimento".

Carvalho Araújo o arquitecto do projecto e Nini Andrade Silva a designer de interiores

O atelier de arquitectura Carvalho Araújo, Arquitectura e Design foi o responsável pela concepção do espaço em Passos de Silgueiros. Da equipa fizeram parte José Manuel Carvalho Araújo, Joel Moniz, Sandra Ferreira, Emanuel de Sousa, Ana Vilar, André Santos, Liliana Costa, Nuno Vieira, Pedro Mendes, Carlos Santos, José João Santos e Leandro Silva. A construção foi da responsabilidade da empresa Eduardo Oliveira Irmãos e de João Bicho e Joana Carneiro, Arquitectura Paisagística. O design de interiores esteve a cargo de Nini Andrade Silva e o engenheiro responsável foi Carlos Pires.