CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre Dois Muros Brancos

28 de julho de 2017

Em Vilamoura, no Algarve surge a moradia 'Entre Dois Muros Brancos'. Um combinação de formas cúbicas cortadas pelo azul da piscina e o verde da paisagem. Um projecto do gabinete de arquitectura Corpo Atelier.

"Lotes vazios de formas e dimensões semelhantes são alinhados ao longo de um campo de golfe, criando os alinhamentos de uma nova urbanização de moradias unifamiliares. Nada estava construído. Dado o grau de incerteza relativamente a futuras construções, a casa torna-se introvertida", lê-se na memória descritiva.

Para a equipa de arquitectos, Filipe Paixão, Rui Martins e Nicolò Martin, a solução encontrada foi projectar duas paredes brancas que anulam (quase) completamente o contacto directo com futuros vizinhos, marcando uma clara fronteira. "Entre elas, uma paisagem arquitectural de formas cúbicas, cada uma enquadrando uma única função, proporciona um sentimento de protecção enquanto enquadra, cuidadosamente, a paisagem distante. Apenas um volume horizontal, contendo a piscina, contraria esta lógica projectando-se para Sul, emergindo das paredes para oferecer a possibilidade de exposição voluntária, por um momento, antes de voltar a casa", explicam.

Ficha Técnica:

Localização: Vilamoura . Portugal
Data: 2017
Arquitectura: Corpo Atelier
Equipa de projecto: Filipe Paixão, Rui Martins e Nicolò Martin
Construtor: Window to the Future
Fotografia: Ricardo Oliveira Alves