CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sábado, 11 de julho de 2020
Espaços de Autor
As casas portuguesas estão cada vez mais bonitas GIF_01_preview GIF_02_preview JM_SaoFrancisco_00_preview JM_SaoFrancisco_01_preview JM_SaoFrancisco_05_preview JM_SaoFrancisco_09_preview JM_SaoFrancisco_06_preview JM_SaoFrancisco_11_preview JM_SaoFrancisco_10_preview JM_SaoFrancisco_12_preview JM_SaoFrancisco_13_preview JM_SaoFrancisco_08_preview JM_SaoFrancisco_04_preview JM_SaoFrancisco_03_preview JM_SaoFrancisco_07_preview JM_SaoFrancisco_10 JM_SaoFrancisco_01 As casas portuguesas estão cada vez mais bonitas

As casas portuguesas estão cada vez mais bonitas

23 de março de 2018

A reabilitação tem melhorado o parque habitacional e as casas dos portugueses estão cada vez mais bonitas, como a Casa São Francisco, da autoria de FPA - Filipe Pina Arquitectura.

Localizada no centro da Guarda, a Casa São Francisco, é uma casa típica da primeira metade do séc. XX, num lote composto por três frentes e jardim, sendo que a envolvente apresenta vários tipos de construção, consequência do crescimento da cidade.

Segundo a memória descritiva, os clientes e também amigos foram pragmáticos quanto ao que pretendiam deste projecto: “re-habitar e reabilitar com o mínimo de demolição e menor custo possível”.

"A casa encontrava-se em bom estado e possuía características construtivas que serviram de base para o desenvolvimento do projecto. Desde cedo, percebemos que deveríamos simplificar o modo de habitar a casa que acusava alguma passagem do tempo e dos seus anteriores moradores, onde os exteriores foram perdendo alguma coerência e os interiores soturnos, bastante confusos e compartimentados confluíam em zonas estanques e obsoletas", lê-se no documento.

A equipa de arquitectura manteve a organização funcional e original da casa, tendo apenas sido introduzidas pequenas alterações por forma a adaptar a casa às novas exigências, nomeadamente a cozinha e as instalações sanitárias, com demolições pontuais que permitiram criar novos percursos.

"Desde cedo assumimos preservar os soalhos, carpintarias interiores, alguns tectos e revestimentos. Agora, a casa vive para o interior onde todos os espaços confluem num espaço leve e luminoso. Os objectivos iniciais foram alcançados, sendo a São Francisco uma resposta clara e objectiva às exigências dos clientes, com quem reforcei os laços de amizade, não tendo sido ultrapassado o custo previsto para a intervenção, que rondou os 280€/m²", revelam os arquitectos.

Ficha Técnica:

São Francisco / Filipe Pina

Arquitecto: Filipe Pina

Equipa: Filipe Pina, Romeu Dinis

Site:www.fp-a.pt

Ano: 2017

Área: 275m²

Localização: Guarda, Portugal

Fotografias: João Morgado (www.joaomorgado.com)

PUB
TURISMO
São Rafael Villas, Apartments & GuestHouse lança Villa V
10 de julho de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Imobiliárias vão promover Programa Renda Segura
10 de julho de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Investimento imobiliário multifamily europeu deve ultrapassar os 22 mil milhões de euros
7 de julho de 2020
PUB