CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitectura de excelência no Algarve

13 de fevereiro de 2015

A arquitectura portuguesa é bonita, elegante e de grande qualidade. Estas são algumas das características apontadas às obras arquitectónicas que são projectadas por arquitectos portugueses. É por isso, que tantos têm vencido prémios internacionais. Ao vermos este projecto do arquitecto Mário Martins, no Sargaçal, em Lagos, é perfeitamente visível a qualidade e beleza dos projectos portugueses.

A região do Algarve é a região de origem e de maior volume de trabalho deste arquitecto e a paisagem algarvia fica a ganhar com isso.

A Casa da Malaca surgiu sobre uma construção pré-existente, pouco interessante, e sem condições de habitabilidade, mas com interessantes muros de alvenaria de pedra, estruturou-se o desenho desta nova habitação.

É sobre um muro de alvenaria de pedra, que pousa o piso geral, na cota superior do terreno. Aí organizam-se três quartos, e um escritório através de um corredor generosamente iluminado.

Das características naturais do suporte físico surge naturalmente um espaço inferior, “entalado” pelo muro de pedra, por onde se propõe a entrada principal para uma zona de pé-direito, aberto para uma sala, contígua à cozinha aberta. Neste espaço comum abre-se um envidraçado para o terreno que vislumbra o espaço natural envolvente, onde ainda prevalece um ambiente rural.

“A habitação é redesenhada com uma linguagem contemporânea, mas com recurso a uma escala, formas, elementos e materiais presentes na arquitectura local. Pretende-se principalmente manter um compromisso entre a cultura arquitectónica vernacular e um desenho actual, simples com uma presença discreta onde predomina a vegetação espontânea, de amendoeiras e alfarrobeiras que caracterizam o Barrocal Algarvio.

Por isso, as formas são sóbrias e os materiais naturais: a pedra natural que reveste paredes e todos os pavimentos, o betão aparente e o branco das paredes rebocadas, que reflecte o sol intenso e constante do Algarve”, explica o arquitecto Mário Martins.

Ficha Técnica:

Projecto: Casa da Malaca

Construção: 2008 - 2011

Localização: Sargaçal - Lagos - Portugal

ArquitecturaMário Martins

Colaboradores: Sónia Fialho; Filipa Santos; Sónia Santos; Rui Duarte; José Cabrita

EngenhariasNuno Grave - engenharia, Lda

ConstrutorPedro Costa & Costa, Lda

Fotografia: Paulo Baptista