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eXp Realty – A Revolução Tecnológica na Mediação imobiliária

16 de abril de 2021

A mediação foi uma das profissões que mais resistiu à inovação tecnológica. Só muito recentemente e por força da evolução tecnológica e de massivo investimento em Proptechs, começaram a surgir modelos novos e disruptivos conceptualmente.

A eXp Realty é sem dúvida um dos melhores exemplos. Baseando a sua estrutura em Cloud, iniciou uma estratégia de expansão global no início de 2021. Na Europa, começou em Portugal pela mão de Guilherme Grossman.

Mas que conceito é este (lembra o mundo virtual 3D Second Life) que promove a marca pessoal, em que os consultores criam o próprio avatar, trabalham num mundo virtual 3D, possuem um eficiente CRM, frequentam formações, reuniões com outros avatares (consultores) em qualquer parte do mundo, praticam desporto e até assistem a concertos? Uma verdadeira fusão entre o mundo real e o virtual.

A eXp Realty continua com um impressionante crescimento de consultores ano após ano. Encerrou 2020 com 41.313 consultores, um aumento de 63% em comparação com 25.423 no final de 2019. No Q1 de 2021, a eXp chega a 50.000 nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, África do Sul, Índia, México, Portugal, França, Porto Rico, Brasil, Itália e Hong Kong. Com um aumento de faturação de 122% no Q4 de 2020 face ao período homologo de 2019.

Quisemos saber mais sobre este conceito e qual a estratégia e o segredo para este sucesso. Jason Gesing CEO da eXp gentilmente respondeu-nos, em exclusivo.

O negócio imobiliário está a mudar a toda velocidade. A eXp rompe com o tradicional e dá um verdadeiro salto tecnológico. Muitos consultores estão a aderir a esta estratégia de expansão iniciada em 2021. O que está a alimentar este interesse? O modelo de imobiliária tradicional está desatualizado?

O crescimento da eXp Realty foi alimentado por diferentes factores:

O primeiro, e talvez mais o mais notável, é a nossa capacidade de construir uma comunidade internacional, além das fronteiras naturais e desenhadas, sem o tradicional tijolo e argamassa ou custos de infraestrutura normalmente associados à construção de uma comunidade.

O segundo é o facto da eXp Realty ser a primeira imobiliária baseada em Cloud. Isto significa que qualquer um de nossos consultores pode sentar-se numa mesa no eXpWorld (desenvolvido pela Virbela e que eXp World Holdings, Inc. adquiriu) e encontrar-se com alguém do outro lado do mundo, que pode estar fisicamente localizado a centenas ou milhares de quilómetros de distância, mas os dois consultores sentirem realmente como se estivessem na mesma sala.

Em terceiro, os nossos consultores, independente da sua localização, podem tornar-se acionistas da eXp World Holdings, Inc. (NASDAQ: EXPI), se assim o desejarem. Pode ser feito em momentos-chave, como por exemplo, ao fechar a primeira venda do ano, quando atingem um determinado nível ou, por quererem simplesmente participar no crescimento da empresa. Os nossos consultores também podem optar por receber uma percentagem da sua comissão na forma de ações EXPI com o respetivo desconto de mercado.

 O consultor como acionista, teve um tremendo impacto cultural e obviamente oferece oportunidades adicionais de geração de rendimentos e riqueza. Isso juntamente com outras variáveis ​​de compensação, incluindo o nosso modelo de partilha de receita global, são fatores-chave para recompensar os consultores simplesmente por fazerem coisas que eles já fazem habitualmente com prazer.

A oportunidade de desenvolver uma marca pessoal com ferramentas tecnológicas de última geração, um conceito “obcecado pelo sucesso do consultor”, que mistura o mundo virtual e real, a possibilidade de altas comissões e um pacote completo de complementos financeiros, pode convencer muitos consultores, mas, do outro lado, temos os proprietários que nunca ouviram falar da eXp, algo tão out of the box. Qual é a estratégia para envolvê-los com a marca e o conceito?

O que tem sido muito interessante de acompanhar ao longo dos anos é o ritmo de reconhecimento da marca eXp. Atribuímos isso em parte ao nosso crescimento, no entanto, acreditamos que os nossos consultores são os maiores embaixadores da marca, e vemo-los a promover organicamente a empresa como resultado da sua experiência e de ser parte dela. No entanto, acreditamos fundamentalmente, e desde o início, que o consultor é a marca no terreno, cada dia construindo relacionamentos e fornecendo um serviço de excelência para compradores e vendedores.

Uma imobiliária pode ter as melhores ferramentas, espaço de escritório, marca, logotipo e benefícios, mas se não houver consultores que estejam no exterior, a conduzir os negócios e a gerar receitas, então a imobiliária não tem valor. Realmente foi esse reconhecimento do valor do consultor que levou a tornamo-nos numa empresa de capital aberto em 2013, para que os consultores pudessem ser seus acionistas.

O trabalho de uma imobiliária é apoiar os consultores nos seus relacionamentos com os clientes e ajudá-los a elevar continuamente a sua marca pessoal ou da equipa.

À medida que a marca eXp ganha reconhecimento e tração em diferentes mercados por todo o mundo, um número crescente de consultores exibe a marca eXp com destaque e tão orgulhosamente quanto podem.

A existência de um mundo virtual onde o consultor possui todas as ferramentas e formação para alcançar os resultados, e o mundo real onde o mesmo consultor se relaciona com os clientes, é a fórmula para manter um negócio imobiliário equilibrado entre pessoas e tecnologia, no futuro?

Para nós e todas as marcas da eXp World Holdings, o nosso mantra é empoderar a Nova Economia por via das pessoas, plataformas e desenvolvimento pessoal. Há algo sobre a eXp World que muitas vezes passa despercebido até visitarem o nosso Campus Virtual pela primeira vez - a descoberta de quão interativo e envolvente ele é -.

Incumbe às imobiliárias encontrar continuamente maneiras de construir e melhorar a comunidade e cultura entre os seus consultores. Esta é uma das principais razões pela qual adquirimos a Virbela, para garantir que estaremos sempre a inovar e a colocar os nossos consultores e a sua experiência com o imobiliário em primeiro lugar.

Na eXpWorld, nós:

● Oferecemos quase 100 horas de formação ao vivo semanalmente;

● Fornecemos suporte pessoal e contínuo aos nossos consultores, desde suporte com tecnologia, finanças, transações até benefícios e muito mais;

● Temos um campo de futebol para torneios, lanchas, organizamos festas de aniversário, outras celebrações e até espetáculos ao vivo;

Tudo isto fornece ao consultor todos os recursos que tradicionalmente existiam dentro de um escritório (mas que diminuem ao longo do tempo na medida em que os clientes recorrem cada vez menos a um escritório físico como fonte primária de informações, o que por sua vez, tem motivado que muitos consultores, principalmente os mais produtivos, deixem de usar um escritório diariamente) e ainda mais, pois permite remover todos os limites físicos para que um consultor possa estar localizado em Lisboa e reunir-se com outro colega consultor que pode estar localizado em Los Angeles e, dessa forma, trabalharem juntos em coaching, formação de equipas, estratégias de marketing ou referenciar alguém especialista em determinada área…  as possibilidades são inúmeras.

É este conceito uma alternativa às marcas existentes ou representa uma mudança para um novo paradigma de promoção que crescerá organicamente, reforçando o poder das marcas pessoais de forma global? Quais os fatores de risco que se podem opor à adoção global deste modelo?

Com o tempo, inevitavelmente, mais e mais consultores em todo o mundo reconhecerão que são eles a suportar o encargo financeiro de um escritório desatualizado e sub-utilizado, com redundâncias de espaço e pessoal. Como mencionei anteriormente, o nosso mantra está a empoderar a Nova economia através das nossas pessoas, plataformas e desenvolvimento pessoal.

A eXp de muitas maneiras coloca a autoridade da tomada de decisão nas mãos dos consultores. Não é que sejamos contra ou não gostemos de escritórios físicos, simplesmente não gostamos da ideia de fazer os consultores subsidiarem decisões que impactam os seus negócios, mas que estão completamente fora de seu próprio controlo. Acredito que os consultores estão a aperceber-se que eles são os impulsionadores do seu sucesso e que qualquer marca terá os seus consultores mais produtivos, mas também os seus consultores menos produtivos. Se fosse a marca realmente a impulsionadora e responsável pelos resultados, então todos na agência teriam o mesmo sucesso, o que, como sabemos, não é o que acontece.

Trabalho de João Abelha para o Diário Imobiliário

https://www.linkedin.com/in/joao-abelha/

Real Estate Digital Thinker

Marketing Consultant

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico