CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

 

Janelas são fundamentais nos consumos energéticos da casa

8 de janeiro de 2018

A sustentabilidade de um projecto passa muito pela escolha dos materiais aplicados numa obra e para uma melhoria dos consumos energéticos as janelas são elementos fundamentais. Miguel Sánchez, responsável pelo desenvolvimento da relação com o mercado de caixilharias e o uso do vidro de alto desempenho da Guardian Glass em janelas, explica ao Diário Imobiliário o porquê da aposta no mercado português.

Qual a importância do vidro nos projetos arquitetónicos? De que forma eles potenciam os projetos?

O vidro é uma parte fundamental de uma janela. Tem um impacto direto tanto no interior quanto no exterior. É um elemento-chave no controlo da temperatura dentro da casa e consequentemente, tem uma grande importância nos gastos com os consumos energéticos. As boas janelas oferecem conforto e segurança e esses são fatores decisivos quando se trata de escolher uma boa casa.

Mas, para fazer a escolha acertada do tipo de vidro, precisa de informações para o guiar. O Configurador de Vidro está preparado para ajudar a dar respostas e para indicar o revendedor mais próximo que pode fornecer produtos de toda a  gama Guardian Glass para as suas janelas.

Quais as novas tendências da Guardian Glass?

A Guardian Glass procura de forma continuada as melhores formas de produzir o vidro que melhor se adapte à situação, com vista ao resultado pretendido. Somos fabricantes de vidro de elevado desempenho térmico (vidro que ajuda a proteger do calor ou do frio - ou até ambos), mas também vidro laminado para maior proteção e segurança, bem como vidro acústico laminado, também em franco crescimento. A tendência vai no sentido de um vidro mais transparente e neutro que permita a entrada da maior quantidade de luz possível no edifício, assegurando simultaneamente as adequadas propriedades térmicas.

Qual o objetivo da nova campanha Configurador de Vidro online? A quem é dirigida? (profissionais ou particulares)?

O Configurador de Vidro é uma ferramenta desenvolvida pela Guardian Glass para orientar o proprietário da casa ou o cliente final a encontrar a melhor solução para o vidro das janelas de suas casas em termos de proteção, segurança, isolamento acústico e a manutenção de uma temperatura confortável dentro de casa que tem, como consequência, um menor consumo de energia.

Mas pode também ser usado por profissionais para melhor aconselhar os seus clientes. Por conseguinte, é uma ferramenta útil para quem procura as melhores soluções e o maior conforto para as suas casas. A ferramenta ajuda os proprietários a identificar o tipo de vidro que devem usar nas suas janelas de acordo com o clima, com o meio ambiente (ruído) e de acordo com as características da própria casa (casa independente ou não, número e tamanho das janelas, etc.) para melhor criar o seu mundo janelas adentro - "the great indoors".

É uma ferramenta de uso muito fácil e intuitivo que, mediante a resposta a algumas perguntas, fornece no final uma especificação sobre o vidro ideal. Essa informação pode ser usada na visita a um revendedor local, que o aconselhará na sua decisão.

Como classifica o mercado português? De que forma a empresa pretende cativar clientes?

A indústria de caixilharia em Portugal está numa fase de crescimento e esperamos que assim continue em termos de volume de negócio, é claro, mas também em termos de desempenho de produto - até agora, a maior parte do vidro utilizado nas janelas tem sido o vidro float simples, com níveis muito baixos – quase zero – de desempenho.

O clima em Portugal é realmente desafiante para as janelas, que tendem a ser maiores do que era costume. Com o crescimento em Portugal do mercado da reabilitação, a escolha das janelas adequadas torna-se muito importante quando se procuram ambientes confortáveis e casas com elevada eficiência energética.

Queremos que as pessoas saibam como o vidro pode contribuir para criar o seu mundo janelas adentro – “the great indoors”, queremos ajudá-las na seleção do vidro adequado para sua casa, atendendo a elementos que nem sempre teriam em conta.

De que forma vem marcar a diferença neste segmento? Que inovações traz?

Temos uma vasta gama de produtos e temos vidros para quase todas as situações. O Configurador de Vidro é inovador e muito simples de utilizar, ajudando a definir a combinação de vidro feita à medida da sua casa.

A Guardian Glass também beneficia de uma ampla rede de revendedores com os quais há muito trabalhamos e que podem facilmente ser localizados graças a este Configurador.

Perspectivas para o futuro em Portugal e na sua expansão internacional?

A Guardian Glass tem duas fábricas na Península Ibérica e uma equipa que apoia os comerciantes portugueses no desenvolvimento dos seus negócios. Com o aumento a nível europeu das vendas de unidades de vidro isolante, verifica-se uma crescente procura de vidro revestido de alto desempenho. Ao crescer na Europa, a Guardian Glass promove um mercado dinâmico no sector do vidro  para os fabricantes locais de unidades de vidro isolantes, com consequências quer em termos de vendas no mercado interno quer na sua exportação para o mercado europeu, em particular para a Europa Central.