CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Aumenta o interesse dos investidores estrangeiros em Portugal

19 de fevereiro de 2018

Portugal está a despertar cada vez mais o interesse dos investidores estrangeiros. A comprovar, está a entrada no país da consultora espanhola Gesvalt, que pretende aproveitar o momento de grande dinamismo na economia e do imobiliário. António Braz, Director Geral da Gesvalt Portugal, revela que a empresa vem para apostar neste sector já que os investidores querem cada vez mais entrar em Portugal. A Gesvalt tem como objectivo colocar em prática no nosso país a sua experiência nos REITs (Real Estate Investment Trust).

Porquê o investimento no mercado Português?

As expectativas para a economia portuguesa são muito positivas, com impacto nas exportações e na captação de investimento estrangeiro no país. O esforço de ajustamento que o país fez incrementou a confiança dos empresários e dos investidores, pelo que esperamos poder vir a apoiar importantes iniciativas de empresários e investidores. Alguns dos nossos clientes internacionais, de diferentes sectores de actividade, já estão a analisar aquisições específicas de empresas e activos portugueses com a nossa assessoria.

Por outro lado, além do desempenho global da economia portuguesa ser muito positivo e atractivo, quer para os investidores estrangeiros, quer para o sector exportador nacional, verificamos, também no sector imobiliário que se registou uma excelente recuperação. De tal forma, que nos últimos três meses de 2017, o mercado cresceu cerca de 10%, números só superados na Europa pela Irlanda, que subiu 12%, e em Espanha, que subiu 7% (estes dados referem-se a crédito concedido para financiar aquisições no sector imobiliário).

Há ainda o tema das REITs (Real Estate Investment Trust) que trará a Portugal um dinamismo ainda maior ao sector imobiliário. É uma prática comum noutros mercados europeus e esperamos que Portugal adopte este modelo ao longo deste ano. E sendo a Gesvalt um Assessor Imobiliário de referência para grande parte dos REIT’s consolidadas no mercado e para muitas que se encontram em processo de constituição no mercado Ibérico, podemos confirmar que se trata de uma área com um potencial muito interessante.

Quais as potencialidades do mercado neste momento?

O comportamento dos investidores nos últimos meses foi muito interessante, com uma tendência muito clara para outros tipos de activos imobiliários. Por exemplo, podemos indicar que só neste primeiro mês de 2018, Portugal bateu todos os registos de volumes de transacção num sector tão específico como o Retail Market, com um volume de investimento de mais de mil milhões de euros, quando nos últimos dois anos esse valor foi de 850 milhões.

Mas também podemos destacar outro tipo de activos em que estamos a verificar grande interesse, como hotéis, em que houve um crescimento muito grande nos últimos dois anos. É provável que se mantenha esse crescimento, tendo em consideração o número de projectos actualmente em pipeline. Também os espaços de Co-Working que, com a reabilitação de armazéns e fábricas situadas nas zonas costeiras de Lisboa e Porto, a oferta deste tipo de activos aumentou consideravelmente. Isto também se deve ao facto de Portugal ser um dos países com maior número de Startups na Europa e, também, pelo facto de receber a WebSummit. Finalmente, o mercado da logística também pode vir a ter um impulso relevante se se confirmar a entrada da Amazon no país.

Qual a estratégia da Gesvalt para actuar neste mercado?

A empresa conta com uma extensa rede de cerca de 70 técnicos e avaliadores em todo o território nacional e ilhas, assim como um número de consultores especializados, que vai crescendo em função das necessidades do mercado.

O mercado português encontra-se num ponto de viragem muito positivo. Acreditamos que podemos tirar partido desta tendência de crescimento e apoiar os empresários portugueses, através do nosso know-how, a maximizarem as oportunidades de expansão ou consolidação da sua actividade em Portugal, na Europa ou no Mundo. Por outro lado, o facto das previsões apontarem para um crescimento do PIB e para uma melhoria substancial da conjuntura económica, isso atrai investidores internacionais, nomeadamente para o sector imobiliário, que representou cerca de 3.000 milhões de euros em 2017.

Quais os segmentos em que pretende incidir a sua actividade?

A Gesvalt enquanto Consultora em Avaliação vai actuar nas suas áreas de excelência, ou seja, consultoria e avaliação de activos, sejam eles imobiliários, financeiros, empresariais ou industriais. Aliás, uma das áreas em que a Gesvalt pretende destacar-se em Portugal é na avaliação de Startups, uma vez que temos experiência acumulada de mais de 20 anos a avaliar activos intangíveis como tecnologias, processos e marcas, assim como de patentes, um know-how muito raro em Portugal. Uma outra vertente da nossa actividade passa, também por assessoria em processos de fusões e aquisições de empresas, assim como de PPA’s. Através da nossa equipa de consultores altamente qualificada, suportada pela profunda experiência internacional na prestação de serviços a empresas privadas e entidades públicas, queremos antecipar necessidades específicas dos nossos clientes em Portugal e oferecer localmente a experiência global da Gesvalt.

O novo escritório em Portugal vem alargar a nossa presença internacional que se estende em 14 países e 40 cidades, da Europa à Ásia, bem como na América Latina.

O que espera para o futuro?

As expectativas para 2018 são positivas, em linha com o desenvolvimento que se espera para a economia portuguesa. Estamos em crer que será um ano de afirmação da marca Gesvalt em Portugal, o cliente português que eventualmente não está familiarizado com a Gesvalt irá ter oportunidade de verificar o nosso posicionamento no mercado e a abrangência dos nossos serviços nos diversos sectores onde actuamos, assim como perceber que nos destacamos pela qualidade do serviço que prestamos e pelo cuidado com o nosso cliente de forma a que o possamos assessorar da melhor forma a tomar a melhor decisão.