CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Antevemos uma estabilização do mercado nos próximos meses

20 de agosto de 2020

Alexandre Fernandes, Head of Asset Management da Sonae Sierra, revela que a estratégia da ORES Portugal, a primeira SIGI portuguesa, é o investimento em activos imobiliários estáveis, situados em importantes zonas urbanas do país.

De recordar que a Olimpo Real Estate Portugal, SIGI, S.A. (ORES Portugal), Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), lançada pelo Bankinter e pela Sonae Sierra no final de Junho, conclui recentemente as suas primeiras aquisições, num investimento de 37 milhões de euros. A SIGI comprou cinco superfícies comerciais urbanas em Portugal, numa transacção sem precedente no país. A área total do portefólio adquirido é de 21.227 m2, integrando supermercados e hipermercados com boas localizações urbanas, com contratos de arrendamento de muito longa duração, subscritos com operadores de prestígio e líderes no sector em Portugal.

Em entrevista ao Diário Imobiliário, Alexandre Fernandes avança que nesta altura existem boas oportunidades de aquisição no mercado imobiliário e que irão apostar num aumento de portefólio de forma a que os investidores possam tirar partido de uma carteira de activos imobiliários que se antecipa poder vir a incluir, supermercados e hipermercados, lojas comerciais, retail parks e escritórios.

O arranque da Olimpo Real Estate Portugal coincide com o momento pandémico que estamos a viver, como tem sido a estratégia da SIGI perante este cenário?

A ORES Portugal foi lançada no mercado português no final do ano passado, depois do sucesso alcançado em Espanha com a Olimpo Real Estate SOCIMI, lançada em Fevereiro de 2017, também pela Sonae Sierra e pelo Bankinter. O aumento de capital em Portugal foi anterior à actual crise sanitária e, após uma análise detalhada e exaustiva da situação e das oportunidades de aquisição no mercado, foi concluído que existiam condições para mantermos os objectivos e a estratégia anteriormente definida, sempre com a premissa que este investimento é de longo prazo, baixo risco, focalizada em activos imobiliários com boas localizações e com operadores de renome. Não obstante, adotamos critérios de prudência e análise muito rigorosa dos indicadores fundamentais dos activos, consistentes com a situação actual do mercado.  

A ORES Portugal é gerida por uma equipa experiente, com um vasto conhecimento da actividade de gestão de fundos e mais de 30 anos de gestão de activos imobiliários. Já ultrapassámos outros momentos de crise e a nossa estratégia de gestão tem proporcionado retornos sólidos e consistentes com as políticas de investimento de cada um dos nossos investidores.

Como surgiu este primeiro investimento? E quais os previstos até aofinal do ano?

Estas primeiras aquisições surgiram após a análise de várias oportunidades de investimento no mercado português. Os activos adquiridos têm contratos com marcas dominantes na indústria da distribuição alimentar, fazendo parte de dois dos maiores grupos de retalho alimentar do país.

Permanecemos atentos a outras oportunidades de investimento, algumas das quais reúnem condições para se incorporarem no portefólio da ORES Portugal no curto prazo. Quando houver novas aquisições estas serão devidamente comunicadas.

Que segmentos com mais potencialidades e que estão nos planos da ORES Portugal investir?

A estratégia definida para a ORES Portugal tem como objectivo o investimento em activos imobiliários estáveis, situados em importantes zonas urbanas do país, com contratos de longa duração subscritos com operadores de renome e com reconhecida capacidade operacional e financeira.

Prevemos que os investidores possam tirar partido de uma carteira de activos imobiliários que se antecipa poder vir a incluir, supermercados e hipermercados, lojas comerciais, retail parks e escritórios.

Esta é uma boa altura para investir em imobiliário em Portugal? Os preços estão mais acessíveis devido a este momento em que estamos a viver?

Como mencionado acima, nesta altura existem boas oportunidades de aquisição no mercado imobiliário, mas que têm de observar critérios de prudência e análise muito rigorosa dada a situação actual. O preço é apenas um dos critérios que analisamos, mas existem outras características dos activos tão ou mais importantes e que muitas vezes são descuradas.

Nesta altura, com taxas de juro historicamente baixas, a ORES continua a ser uma boa alternativa de diversificação das fontes de rendimento com volatilidade baixa, sendo uma boa opção para todos os investidores que pretendam investir no mercado imobiliário com uma perspectiva de médio e longo prazo e suportados numa gestão profissional e experiente neste mercado.

Como será a evolução do mercado imobiliário nos próximos tempos?

 Depois de um primeiro impacto inicial de intensidade elevada, que reduziu drasticamente a actividade de todo o mercado imobiliário, antevemos uma estabilização do mercado nos próximos meses e uma recuperação gradual no final do ano, quando ficar mais evidente o momento da disponibilização massiva de uma vacina. Haverá algumas mudanças estruturais, com uma aceleração de tendências que já eram perceptíveis no mercado e nos consumidores, o que abrirá o leque de oportunidades que poderemos aproveitar.

Acredita que o mercado português vai continuar atractivo?

A economia está fortemente condicionada devido à necessidade de conter e mitigar a pandemia de COVID-19 e a evolução positiva da recuperação do sector imobiliário, em concreto, dependerá, além de factores externos de natureza sanitária, da retoma da economia e das medidas de apoio do Governo, que impactam todos os intervenientes neste sector.

Em todo o caso, a ORES dará o seu contributo para a retoma da actividade económica, permitindo, no que lhe for possível, a dinamização do mercado de investimento imobiliário português.

Como tem sido a actuação da SIGI em Portugal? Têm encontrado dificuldades na vossa actuação?

A actuação da ORES em Portugal está a decorrer dentro das nossas expectativas, apesar do difícil contexto do mercado. A estratégia de investimento da ORES mantém-se, e sai mesmo reforçada, com a aquisição de escritórios e activos imobiliários comerciais com potencial de crescimento a longo prazo nos mercados português e espanhol. Não obstante, o esforço para encontrar activos consistentes com a nossa estratégia e com a situação actual tem vindo a aumentar, sendo agora o processo de análise, escrutínio e negociação de condições ainda mais exigente, o que nos permite obter um perfil risco retorno adequado para a Ores Portugal.