CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Reino Unido: sede da Bloomberg ganha Prémio Stirling 2018

12 de outubro de 2018

O Instituto Real de Arquitectos Britânicos (RIBA) — uma das mais prestigiadas organizações da classe em todo mundo —, proclamou a Sede Europeia da Bloomberg, projectada pelo atelier de Sir Norman Foster, a Foster + Partners, como vencedora do Prémio Stirling 2018.

O mais prestigiado prémio de arquitectura do Reino Unido, que homenageia e distingue a excelência no sector, é concedido anualmente ao edifício que mais contribui para a evolução da actividade e arte arquitectónicas. O projecto foi eleito de entre seis projectos finalistas por um júri que integrava Sir David Adjaye, presidente do RIBA, Ben Derbyshire, o laureado do Stirling 2017, Alex de Rijke, Kathrin Hersel e Judy Kelly, ex-directora do Southbank Centre de Londres.

A sede da Bloomberg, localizada no coração da City de Londres e concluído em 2017, é composta por dois edifícios unidos por pontes que se estendem por uma arcada para peões. A nova sede acolhe 4.000 colaboradores da Bloomberg que até agora estavam dispersos por vários edifícios na área metropolitana da capital do Reino Unido.

A Foster + Partners torna-se o primeiro atelier a ganhar o o Prémio Stirling por três vezes. Anteriormente, venceu em 1998 com o American Air Museum em Duxford, e em 2004 com o projecto 30 St Mary Axe, conhecido como o Gherkin ("pepino"), que se tornou um ícone arquitectónico na contemporânea Cidade de Londres.